Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Tratar da saúde das galinhas

O mês de fevereiro marca o período em que o tempo começa a mudar. Por cá ainda se sentem as geadas, o que inibe algumas sementeiras definitivas, daí ser importante fazê-las em local protegido.

É uma boa altura para melhorar o solo, a sua composição e estrutura, através de estrume curtido ou composto. Este pode ser introduzido no solo ou posto à superfície, assim as minhocas irão incorporá-lo naturalmente. Pode também espalhar pedaços de cartão nas zonas que mais tarde serão de semeadura e plantio. Esta é uma forma de ir preparando o solo, aquecendo-o e mantendo-o livre de plantas indesejadas.

Para os que já iniciaram as sementeiras em local coberto, dá para ver as plantas a nascer - e é sempre tão reconfortante este momento -, adiantando-se assim serviço à horta, pois podem plantar-se dentro de alguns dias/semanas mais robustas e terá passado a geada que por estes lados ainda nos recebe pelas manhãs.

Hortícolas para semear em local coberto: acelgas, alfaces, alho francês, bróculos, couves-repolho, ervas aromáticas, nabos, rúcula, tomates, pimentos.

Hortícolas para semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, canónigos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves- repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros, calêndulas.

Jardim, semear: amor-perfeitos, gipsófilas, manjericos, ciclames, cólios, sécias, bolbos, margaridas, cravinias.

Nesta época, para quem tem galinhas em galinheiros, é normal elas apresentarem alguns transtornos de saúde - saiba que as aromáticas servem muito bem também para elas, é comum por aqui oferecer-lhes na água infusões de plantas, nomeadamente infusão de hortelã. Assim limpam os intestinos, pois a hortelã ou as mentas servem como repelentes de vermes internos. No ninho das galinhas devem ainda ser incorporadas diversas aromáticas, tais como: funcho – estimulante de postura; alfazema – calmante, aumenta a circulação sanguínea, reduz o stress e aromático; erva-cidreira – calmante e repelente de roedores, hortelã – repelente de vermes e insectos, urtigas – calmantes (podem ser adicionais à pasta de sêmeas que lhes sirva pela manhã), salsa – rica em vitaminas e evita a proliferação de salmonelas; tomilho – aumenta a saúde respiratória e é calmante (este também sirvo como chá na água).

Na Horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas Colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...