Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, se pode determinar as previsões meteorológicas para o resto da estação de Inverno. A expressão “se a Senhora das Candeias chorar, está o Inverno a passar; se está a rir, está o Inverno para vir” aplica-se ao estado do tempo neste dia, correspondendo o choro à chuva e o riso ao sol.

No dia 2 de fevereiro de 2024 o sol brilhou. Espera-se, de acordo com esta crença, que o Inverno ainda esteja para vir.

No concelho da Batalha, a Nossa Senhora das Candeias tem especial devoção na freguesia de São Mamede, em particular em de Casal Vieira. Na igreja de Santo António, nesta localidade, são realizadas as cerimónias religiosas em honra da Santa, designadamente orações, missa e procissão de velas. No dia 2 de fevereiro, após a missa e procissão, há festa e animação.

As festividades não dispensam os fritos, sobretudo as filhós, costume que se mantém um pouco por toda a freguesia. Não se sabe exatamente a origem desta tradição, mas acredita-se, desde que há memória, que os fritos garantam que não haja falta de luz, nem de azeite todo o ano.

O azeite, outrora importante fonte de iluminação e produzido nesta zona do concelho, era também utilizado como oferta à Senhora das Candeias. Ficava junto aos pés da sua imagem, com a fé de que esta dádiva trouxesse fartura de azeite.

Pela importância da devoção à Senhora das Candeias, havia também escolhesse o dia 2 de fevereiro para celebrar o seu casamento. Atualmente, as crianças e bebés de colo são benzidas na Igreja Matriz de São Mamede, também nesta data.

Descubra mais sobre a riqueza do património do nosso concelho no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha. O Museu abre de quarta a domingo, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, relembrando que aos primeiros domingos do mês a entrada é gratuita.

Mais informações em: www.museubatalha.com


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...