Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Perceber as sementes que lançamos à terra

O mês de julho pauta-se já por boas colheitas. Os alimentos que retiramos da horta diretamente para o prato ou panela, que sabem verdadeiramente bem, compensam em muito o esforço que se teve com as plantações.

É frequente ouvir as pessoas mencionar que semeiam ou plantam plantas que depois não sabem como cozinhar ou usar no dia-a-dia.

Realmente precisamos de perceber o tipo de sementes que lançamos à terra. E por vezes, mesmo tendo muitos cuidados, acabamos por ver nascer algo que não tínhamos intenção de ter no quintal. Mas acredito que nada acontece por acaso, precisamos é de compreender e aprender com o assunto e seguir o nosso caminho, mais conscientes e com presença de espírito.

O meu quintal pode parecer meio selvagem, pois não coloco químicos de síntese, mas a natureza tem o seu próprio modo de perfeição. Quando abusamos de a controlar, podemos potenciar algum desequilíbrio.

Hortícolas para Semear e/ou plantar ao ar livre: alfaces, acelgas, agriões, aipo, alho francês, espinafres, beterrabas, beldroegas, broculos, cenouras, coentros, chicórias, couve-flôr, couves-repolho, couve-rábano, courgetes, endivias, espinafres, feijões diversos, malaguetas, milho, nabos, pepinos, pimentos, physalis, salsa, tomates, Rabanetes, rúcula.

Jardim, Semear e/ou plantar: begónias, calêndulas, cravos túnicos, gipsofilas, goivos, miosótis, prímulas.

Se soubermos observar e aprender com a natureza, teremos muito a aprender.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...