Ana Caseiro (Cozinheira)

À Mesa

A nossa costa

Haverá algo tão bonito e digno que ir à Praia da Vieira ou a Peniche ver os pescadores a chegar de barco com a suas pescarias? O peixe a brilhar com o sol, a alegre gritaria da venda da lota.

Ao longo da nossa costa podemos encontrar diferentes formas de pescaria com redes, de linha ou armadilhas. Com redes existe o cerco (redes longas e cria-se uma bolsa), arrasto (redes rebocadas por barcos e depois por tratores para a praia como acontecer na Praia da Vieira e Pedrogão) e armações um sistema de redes fixas onde o peixe entra livre e fica impedido de sair. Com linha há a Palangre uma linha principal forte e comprida onde pedem linhas secundarias com anzóis com isco nas exterminadas. Para finalizar há a pesca com armadilhas, são estruturas (covos) as presas são atraídas por isco para o eu interior ou simplesmente procuram abrigo.

Na nossa costa podemos encontrar várias espécies de pescados que são consumidos em Portugal como: sarrajão, atum, sardinha, cavala, robalo, dourada, pata-roxa, raia, garoupa, cherne, atum, bonito, corvina, choco, safio, moreia, espadarte, carapau, pargo, goraz, sargo, cantarilho, congro, linguado, peixe-galo, peixe-porco, salmonete, lula e polvo. Espero não ter esquecido de nenhum.

Massada de peixe com berbigão (para 4 gulosos)

Ingredientes:

Garoupa cerca de 800 gramas peixe limpo

Berbigão fresco 500 gramas

Cebolas 2 unidades

Tomates 3 unidades

Cenoura 1 unidade

Alho 4 dentes

Pimento vermelho ½ unidade

Coentros 1 molho

Água 3l

Massa cotovelos 400 gramas

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Picante q.b.

 

 

Preparação

Escolhi a garoupa, que tem alguma gordura e é muito muito saborosa, mas esta receita pode ser feita com outro peixe, o que deve ter em atenção é poder aproveitar o máximo do peixe desde a pele, espinhas e carne. Opte por pedir um peixe amanhado na peixaria e inteiro. Depois é muito fácil cortar o peixe em casa.

Como todas as receitas começamos pela mise-en-place (preparação, cortes de ingredientes, caldos) o peixe com cerca de dois quilos, trabalhe do rabo do peixe para a cabeça e elimine todas as barbatanas com a ajuda de uma tesoura de cozinha.

Coloque o peixe em cima da tábua de corte com o rabo virado para si e a espinha dorsal virada para o lado direito. Ponha a mão esquerda em cima do peixe e estique bem a pele ao nível da espinha dorsal. Faça uma incisão em todo o comprimento, acima da espinha dorsal e separe delicadamente o filete ao longo da espinha. Vire o peixe.

Faça uma incisão acima da espinha dorsal em todo o comprimento do filete e separe-o com cuidado para não deixar vestígios de carne na espinha. Ficou com dois filetes de peixe limpos, corte esse peixe em cubos com cerca de três centímetros e reserve no frio. Com as espinhas e a cabeça de peixe vamos fazer um fumet (caldo de peixe aromatizado). Num tacho ao lume coloque três litros de água as espinhas e cabeça de peixe, cinco talos de coentros, meia cebola cortada em cubos e uma cenoura descascada cortada em três peças. Deixe cozer durante 30 minutos, passe este caldo por uma peneira e reserve.

De volta a tábua, pique finamente o alho e a cebola. O tomate corte-o em cubos e reserve. No pimento vermelho comece por limpar as sementes interiores e corte em cubos muito pequenos. Por fim corte as folhas dos coentros, este ingrediente vai ser o último a entrar no preparado.

Siga para o fogão! Coloque ao lume um tacho com fio de azeite e refogo o alho e cebola, deixe alourar muito bem, adicione o tomate e o pimento vermelho, coloque cerca de um litro de fumet. Deixe cozinhar durante 10 minutos, adiciona a massa cotovelos, estas devem cozinhar em 9/10 minutos. Adicione mais um litro de caldo e o peixe limpo, precisa cerca de quatro minutos de cozedura. Tempere de sal, pimenta e picante a gosto. A finalizar coloque os berbigões no tacho durante dois minutos. Retire do fogão adicione coentros a gosto e está pronto a desgostar.

Nesta receita pode ser usado bacalhau, que não é um peixe da nossa costa, mas adoramos imenso. Esqueci-me do peixe pregado e do rodovalho!

Até a próxima edição e boas degustações.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...