Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Poupar água é essencial

O mês de maio traz-nos sempre o aumento das horas de sol, os dias ficam maiores, e parece que temos mais tempo para as atividades (pelo menos as de ar livre). É uma altura propicia para as sementeiras ao ar livre e - a ver por estes primeiros dias em que o calor aperta que parece pleno verão - pode ser agradável para quem o aprecia, mas se continuar assim, sem chover, podemos ter um ano de seca, o que implica menos produtividade em geral. Como temos acesso a água em abundância, esquecemo- nos do quanto dependemos do tempo. Por este facto, e antes que seja preciso remediar, vamos todos prevenir, utilizando a água com moderação. O melhor sistema de rega é mesmo o gota-a-gota.

Por cá instalámos no topo da horta um sistema destes, que levanto quando queremos mobilizar a terra e depois volto a distribuir. É simples e compensa o investimento, quer por controlar melhor a rega, quer pela praticabilidade e também pelo controlo do consumo de água.

Outra forma de minimizar a evaporação da água é colocar palha, ou outro tipo de material seco, por cima da terra em redor do pé das plantas, para que a água com que se regou não evapore com facilidade, permitindo ainda manter a terra com uma temperatura mais estável, o que é muito apreciado pelas plantas.

A matéria seca faz sombra à terra e alimenta-a gradualmente. Algumas plantas, como é o caso das pimenteiras e dos pimentos, se tiverem ficado abrigadas das geadas, podem apenas ser podadas que voltam a produzir frutos. Se semeou batatas com antecedência, por esta altura já tem as plantas com a folhagem de fora. Pois deixo a dica de como pode fazer um preparado caseiro que funciona como preventivo e curativo do míldio (tão comum nestas plantas).

Recolha folhas de um ano de bardana e deixe-as a macerar em água (do mesmo modo que se faz o chorume de urtigas), um quilo de folhas para 10 litros de água, durante alguns dias, até que deixe de fermentar (deixa de ter bolhinhas à superfície, quando se mexe), depois é só coar e pulverizar diluído em água, na proporção de 2:10 (duas medidas de chorume de bardana para 10 medidas de água), se usar como preventivo, 4:10 se usar como curativo. Hortícolas para semear e/ ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, couve-flor, couve-repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, malaguetas, nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula e calêndulas. Jardim, semear: amores perfeitos (só os de flor pequena é que são os naturais e pode-se comer as suas flores), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta) e calêndulas.

Arbustos e árvores de fruto para plantar: amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras e pequenas bagas em geral. Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...