“O Fio da Memória” desafia imaginação dos alunos

A Câmara da Batalha, com o apoio do Jornal da Batalha, está a promover – entrega de trabalhos até 12 de abril – a 11ª edição do concurso literário “O Fio da Memória – O Conto”, que tem como objetivo promover o género literário do conto.

O concurso pretende contribuir para a valorização do conto e dar especial ênfase às “histórias” relacionadas com a realidade concelhia, geográfica e histórica da Batalha.

No sentido de garantir uma maior participação dos alunos, a iniciativa inclui uma vertente da ilustração dos trabalhos, num concurso dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha e do Colégio de São Mamede.

A vertente escrita destina-se aos alunos do concelho da Batalha, que se encontrem matriculados no 2º, 3º ciclos e ensino secundário no ano-letivo 2018-2019, no Agrupamento de Escolas da Batalha ou no Colégio de São Mamede. A vertente de ilustração não contempla os alunos do ensino secundário.

Os prémios para os três primeiros classificados, de cada categoria, são de 50 euros e um cheque-Livro no valor de 40 euros; 40 euros e um cheque-livro no valor de 30 euros, e 30 euros e um cheque-livro no valor de 20 euros. Para além destes prémios, poderão ser atribuídas menções honrosas e todos os participantes recebem um diploma.

O concurso literário “O Fio da Memória – O Conto” tem como objetivos estimular e consolidar os hábitos de leitura da população infanto-juvenil, criar hábitos de escrita e valorizar a expressão literária do conto; divulgar autores portugueses e os aspetos relativos à cultura literária, valorizar a cultura estremenha e, em particular, a do concelho da Batalha, nas suas mais diversas formas, e potenciar a componente da ilustração dos contos.

O prazo para a entrega dos trabalhos a concurso (nas duas vertentes) termina no dia 12 de abril, sexta-feira, às 18h00. A entrega poderá ser efetuada de uma das seguintes formas: em mão, na Biblioteca Municipal da Batalha; via correio, através de carta registada, com aviso de receção, dirigido ao Município da Batalha/Assunto: Concurso “O Fio da Memória – O Conto” ou por e-mail para o endereço biblioteca@cm-batalha.pt/Assunto: 11 ª edição do Concurso “O Fio da Memória – O Conto”.

O regulamento está disponível através do link https://goo.gl/UciZAV e os contos a ilustrar (modalidade "Ilustração") podem ser consultados em https://goo.gl/C2babQ .


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...