“O Fio da Memória” desafia imaginação dos alunos

A Câmara da Batalha, com o apoio do Jornal da Batalha, está a promover – entrega de trabalhos até 12 de abril – a 11ª edição do concurso literário “O Fio da Memória – O Conto”, que tem como objetivo promover o género literário do conto.

O concurso pretende contribuir para a valorização do conto e dar especial ênfase às “histórias” relacionadas com a realidade concelhia, geográfica e histórica da Batalha.

No sentido de garantir uma maior participação dos alunos, a iniciativa inclui uma vertente da ilustração dos trabalhos, num concurso dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha e do Colégio de São Mamede.

A vertente escrita destina-se aos alunos do concelho da Batalha, que se encontrem matriculados no 2º, 3º ciclos e ensino secundário no ano-letivo 2018-2019, no Agrupamento de Escolas da Batalha ou no Colégio de São Mamede. A vertente de ilustração não contempla os alunos do ensino secundário.

Os prémios para os três primeiros classificados, de cada categoria, são de 50 euros e um cheque-Livro no valor de 40 euros; 40 euros e um cheque-livro no valor de 30 euros, e 30 euros e um cheque-livro no valor de 20 euros. Para além destes prémios, poderão ser atribuídas menções honrosas e todos os participantes recebem um diploma.

O concurso literário “O Fio da Memória – O Conto” tem como objetivos estimular e consolidar os hábitos de leitura da população infanto-juvenil, criar hábitos de escrita e valorizar a expressão literária do conto; divulgar autores portugueses e os aspetos relativos à cultura literária, valorizar a cultura estremenha e, em particular, a do concelho da Batalha, nas suas mais diversas formas, e potenciar a componente da ilustração dos contos.

O prazo para a entrega dos trabalhos a concurso (nas duas vertentes) termina no dia 12 de abril, sexta-feira, às 18h00. A entrega poderá ser efetuada de uma das seguintes formas: em mão, na Biblioteca Municipal da Batalha; via correio, através de carta registada, com aviso de receção, dirigido ao Município da Batalha/Assunto: Concurso “O Fio da Memória – O Conto” ou por e-mail para o endereço biblioteca@cm-batalha.pt/Assunto: 11 ª edição do Concurso “O Fio da Memória – O Conto”.

O regulamento está disponível através do link https://goo.gl/UciZAV e os contos a ilustrar (modalidade "Ilustração") podem ser consultados em https://goo.gl/C2babQ .


NESTA SECÇÃO

Mosteiro e Templo de Borobudur estabelecem protocolo pioneiro

O Mosteiro da Batalha estabeleceu no dia 30 de setembro um protocolo de colaboração com o Te...

Uma petição a D. Maria II para que aumentasse o território do concelho da Batalha

O século XIX foi bastante atribulado para Portugal. No primeiro decénio com o terror das inv...

Conservatório com dança pela Academia Arabesque

O Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC) concretizou um protocolo com a Academia A...