Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos
A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de história, etnografia, associativismo, defesa do património, cultura e da identidade nacionais, prossegue no dia 24 de março, com um almoço e a inauguração de um monumento evocativo.
A abertura da exposição “Um homem ao serviço da cultura” foi primeira deste conjunto de iniciativas que um grupo de amigos está a desenvolver para homenagear José Travaços Santos. A mostra, inaugurada a 17 fevereiro, está patente no Posto de Turismo até 9 de abril.
O almoço de dia 24 de março está marcado para o Restaurante Etnográfico da Golpilheira (13 horas) e a cerimónia de inauguração do monumento acontece pelas 15h30, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha.
Para adquirir os bilhetes para o almoço, que custam 15 euros, os interessados deve dirigir-se ao Quiosque da Batalha ou à Tabacaria Marques, em Leiria (Praça Rodrigues Lobo). Quaisquer outras informações podem ser solicitadas através do telefone 91675889.
Além destas iniciativas, está também em prepoaração um prémio nacional para estudantes, ou investigadores, que publiquem trabalhos de relevo na área da etnografia, uma daquelas em que José Travaços Santos mais se notabilizou.
Este programa comemorativo conta com a colaboração do Município da Batalha e de outras instituições do concelho, como o Mosteiro e a Caixa Agrícola.
José Travaços Santos é uma figura incontornável da cultura estremenha. Tem-se notabilizado por uma ampla e diversificada investigação histórica e etnográfica, e incansável labuta em torno da defesa do património histórico e cultural, em especial, do concelho da Batalha, sua terra natal.
NESTA SECÇÃO
"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos
A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...
Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...
Terceiro livro de Rui Borges Cunha tem os frades dominicanos como protagonistas
O livro “Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha”, ...