Município limpa espaços florestais junto às estradas

A autarquia da Batalha lançou um concurso para a gestão de combustível junto da rede viária municipal, nos espaços florestais previamente definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, numa área de 23,6 hectares.

Em comunicado, a autarquia revela que está a investir “40 mil euros na limpeza florestal e prevenção dos fogos”, destacando que “nos últimos anos foram aplicados mais de 150 mil euros em operações de limpeza da floresta e caminhos nas quatro freguesias do concelho”.

“A principal preocupação” do município são os terrenos dos baldios do Reguengo do Fetal e de São Mamede. Neste caso, solicitou a intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a realização das faixas de gestão de combustíveis e dará prioridade à realização das faixas florestais mais próximas das habitações.

Para o autarca da Batalha, “o desafio da prevenção dos fogos florestais tem de ser uma tarefa de todos e compreendida pela comunidade, razão que justifica o reforço das ações de sensibilização e de intervenção no terreno”.

Entretanto, decorreu na Batalha uma reunião de trabalho de diversas entidades com intervenção na área dos incêndios rurais. Foram abordadas ações de planeamento e sensibilização para o problema dos incêndios rurais.

Na reunião foi também apresentado um projeto de constituição de uma equipa de vigilância e supressão inicial de incêndios rurais no concelho.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...