Família da Batalha primeira a fazer caminho Braga-Santiago

Uma família portuguesa, residente na Batalha, é a primeira a percorrer o Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, na distância de 240 quilómetros. O filho, de 13 anos, é o mais jovem peregrino a fazer o percurso até hoje.

O professor Jorge Novo, de 53 anos, afirmou esta segunda-feira, 20, após a quinta etapa, à chegada a Cortegada, que “de todos os caminhos que fez este é sem dúvida o que se destaca nas paisagens naturais, pela sua beleza e estado natural”.

Para Jorge Novo, também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, que caminha na companhia da mulher, a empresária Lurdes Nunes, de 49 anos; e do filho, António Novo, de 13 anos, estudante; “é também um mergulhar na história ao passar na geira romana, recebendo a partilha histórica dos antepassados”.

“O caminho não é fácil para quem não estiver preparado, dado que não existem muitos pontos de abastecimento/paragem. Este caminho ainda não tendo albergues, também não tem os chamados turigrinos. É realmente o melhor caminho”, destacou o peregrino.

O jovem António Novo reconhece as dificuldades e as virtudes do trajeto: ”Apesar de já ter feito cinco caminhos, começando aos nove anos, este é o percurso mais difícil, mas é também o mais rico em história e paisagens naturais.”

Para Lurdes Nunes, as “paisagens espetaculares, principalmente o troço da geira romana, a mata da Albergaria, a paisagem lunar até Castro Laboreiro” merecem destaque.

“É um caminho duro e desafiante, por não estar marcado, o que obriga a andar com o GPS na mão. Não há locais onde se possa reabastecer, beber um café ou comprar algo, o que obriga a um esforço extra para transportar alimentação e água”, constata a peregrina.

“Em todo o caminho, o som da água a correr acompanha-nos, bem como muitas borboletas, insetos, aves. Isto é até ao momento, pois nunca se sabe o que o caminho nos reserva amanhã”, adianta a empresária, na expetativa em relação às etapas que hão de vir até a família chegar à Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela.

O Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros (também conhecido como Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro) foi percorrido em 2017 por cem pessoas, estimando-se que o número cresça no corrente ano.

A Associação Codeseda Viva e a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro coordenam a investigação histórica e patrimonial do traçado e sobre outros recursos necessários à validação deste caminho, um trabalho iniciado em 2009 que pretendem ver reconhecido com a sua homologação até ao Ano Santo Jacobeu de 2021.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...