Covid-19: concelho abre cinco centros de testagem gratuitos

A Câmara da Batalha anunciou a 20 de janeiro a abertura de centros de testagem à Covid-19 na sede do concelho e nas quatro freguesias, “com o intuito de alargar esta resposta a toda a população residente no concelho”.

“Atentos à evolução da pandemia e à taxa de incidência dos contágios entendemos, em estreita articulação com a Saúde Pública do ACES, Pinhal Litoral disponibilizar esta resposta à população”, explicou o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro.

Na vila da Batalha, o centro de testagem foi instalado no auditório do campo de futebol sintético, na zona desportiva, e está em funcionamento desde 29 de janeiro.

Na freguesia da Golpilheira o centro de testagem foi instalado na antiga extensão de Saúde e no Reguengo do Fetal nas instalações da Casa do Povo. Já em São Mamede, a testagem ocorre no edifício da junta de freguesia.

Com o intuito de aumentar a capacidade de resposta e o número de testes a realizar, o centro de testagem da Batalha funciona em regime de rotatividade com um dos restantes centros, na seguinte ordem: São Mamede, Reguengo do Fetal e Golpilheira.

A realização dos testes, que são gratuitos e dirigidos exclusivamente aos residentes do concelho, carece de inscrição prévia obrigatória através da plataforma eletrónica https://www.batalhaonlife.pt/.

O horário de funcionamento dos centros é das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, aos sábados. No dia 22 de janeiro, o processo de testagem iniciou-se no centro de testagem da Batalha, mas numa ação exclusivamente dirigida à comunidade escolar e aos Bombeiros da Batalha.

Entretanto, mudaram as regras de testagem a nível nacional e os resultados obtidos através dos testes rápidos de antigénio, realizados em farmácias ou laboratórios, passaram a ter uma validade de apenas 24 horas. O certificado digital de vacinação passou a atestar que o titular completou o esquema vacinal primário há mais de 14 dias e menos de 270 dias desde a última dose ou que já tomou a dose de reforço.

Já não é preciso mostrar um teste negativo à deteção do SARS-CoV-2 — feito há menos de 72 horas no caso de um teste PCR ou há menos de 24 horas com um teste rápido — para entrar em território português. Mas isto só é válido para quem tenha um certificado digital que ateste a vacinação completa contra a Covid-19 ou a recuperação da doença.

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...