Batalha leva livros e filmes a casa de idosos

A Biblioteca Municipal da Batalha lança em novembro um novo projeto, intitulado “Biblioteca em Casa”, que junta promoção da leitura ao combate à exclusão social e à solidão, pois todos os meses levará livros e filmes aos idosos do concelho.

O projeto pretende “democratizar o acesso à informação, educação e cultura”. Os técnicos da biblioteca visitam os idosos, pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e entregam-lhes as suas obras e filmes preferidos, de acordo com o inquérito realizado junto da população.

A “Biblioteca em Casa” quer chegar “a dezenas de seniores de todas as freguesias, muitos deles a viver sozinhos e que encontram nos livros um refúgio para os problemas quotidianos, colmatando a solidão”, e resulta do trabalho em rede do gabinete de ação social da autarquia e das instituições particulares de solidariedade social do concelho (IPSS).

“Com esta iniciativa, de levar a biblioteca municipal à casa das pessoas, pretendemos promover a leitura, mas sobretudo levar este Natal uma mensagem solidária junto daqueles que por alguma razão estão sozinhos ou impedidos de sair da sua habitação ou local de residência”, refere o presidente da câmara municipal, Paulo Batista Santos.

O projeto-piloto da “Biblioteca em Casa” arranca em novembro e pretende inicialmente abranger duas dezenas de utentes com dificuldades de mobilidade indicados pelo gabinete de ação social da câmara municipal, em parceria com as associações e IPSS do concelho.


NESTA SECÇÃO

Filme sobre procissão dos caracóis ganha prémio de turismo

O filme “Procession of the Snails” (“Procissão dos Caracóis”), da autoria de Rui Miguel Pedr...

Seniores da Batalha fazem peça sobre emigração

A turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha está a desenvolver um projeto de rep...

Instrumentos musicais e heráldica do Mosteiro

Continuo neste número a falar na heráldica da Capela do Fundador, talvez simples divagações ...