Andebol da Batalha atravessa momento único de sucesso

O Batalha Andebol Clube (BAC) está a atravessar um momento único na sua história, quer no âmbito dos resultados desportivos, quer na captação de jovens para a modalidade, em resultado do trabalho que têm realizado ao longo dos anos junto da comunidade.

As equipas seniores feminina e masculina foram apuradas, respetivamente, para as fases finais da 2ª e 3ª divisões, vencedoras das presentes edições das taças Rui Faria e Pedro Afra, e as atletas seniores femininas disputaram os quartos de final da Taça de Portugal.

Na perspetiva do presidente do BAC, Luís Dias, este “percurso notável ao longo da primeira fase, em que foram alcançados resultados extremamente positivos, em jogos bastante equilibrados, atraíram os atletas da formação, pais, amigos e familiares, que encheram o pavilhão num apoio incondicional e fundamental para o alcance dos objetivos”.

Neste contexto, a Batalha recebe equipas de referência do andebol português, como o Benfica, ABC de Braga e Sporting, dando visibilidade ao “fruto do trabalho que se tem desenvolvido junto da comunidade, das escolas e dos infantários na captação de novos atletas que esta época já ultrapassam os 180”.

É ainda de salientar o trabalho das equipas de infantis feminina e masculina, que estão a disputar o apuramento para o Encontro Nacional de Infantis, evento que se realizou na Batalha na última época.

“Os resultados competitivos refletem – refere Luís Dias - muitas pequenas batalhas que foram sendo conquistadas, batalhas por vezes invisíveis, ao longo de todo o percurso do clube”. Mas, “mais importante que estes resultados, é a paixão e o amor que os atletas têm, não só pela modalidade em si, mas pelo clube. Vestem a camisola com orgulho e sentem que fazem parte de uma enorme família”, salienta.

Para este ambiente “contribui também o papel importante dos pais, cada vez mais envolvidos, como apoiantes fervorosos, diretores de equipa e ainda como atletas”, refere o responsável pelo clube, salientando que “esta época – finalmente - conseguiu-se abrir espaço para que os pais e encarregados de educação possam jogar andebol, num treino semanal cheio de intensidade e divertimento”.

Esta iniciativa reforça o conceito de família do BAC e transmite aos pais e encarregados de educação um conhecimento maior das regras, ajudando-os na interpretação do jogo, no consequente apoio na bancada e na participação em diversos torneios, com destaque para o VIII Termas Andebol Cup em São Pedro do Sul, em que o clube estará presente pelo terceiro ano consecutivo, com mais de 100 atletas, com o apoio da Câmara da Batalha.

Além destas atividades, o BAC organizou esta época a primeira edição do Torneio Inter-escalões, um evento interno em que os atletas constituem as equipas - mistas e com atletas de pelo menos três escalões -, e promove mais uma Festand, no dia 10 de junho, junto ao mosteiro, com a participação das associações da Batalha. Esta ainda a preparar o 20º aniversário do clube, no próximo ano, e organiza também os habituais convívios e jantares na sede com atletas, direção, pais e familiares.

Para o desenvolvimento da modalidade, Luís Dias destaca ainda o trabalho Associação de Andebol de Leiria, que “desempenha um papel fundamental”. A sua nova direção, que tomou posse este ano, “empenhou-se desde o primeiro minuto em devolver ao andebol de Leiria o respeito e o prestígio que outrora mereceu”, demonstrando “um empenho ímpar no apoio aos clubes e um tratamento exemplar de equidade e igualdade”.


NESTA SECÇÃO

Team Ribeirense volta a organizar a Taça de Portugal de Downhill

A Team Ribeirense, uma equipa de ciclismo de referência no mundo do downhill, anunciou a sua...

Torneio Internacional de Andebol aponta à promoção do turismo desportivo na Batalha

O Torneio Internacional da Batalha em andebol feminino, em que participam a seleção A nacion...

Centro de BTT perdeu homologação por incumprimento de requisitos

O Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso, inaugurado em 2012 e o primeiro do país a obter ho...