Torneio Internacional de Andebol aponta à promoção do turismo desportivo na Batalha
O Torneio Internacional da Batalha em andebol feminino, em que participam a seleção A nacional e três congéneres estrangeiras, marcado para o início de março, enquadra-se no segmento do turismo desportivo que o município quer promover, nomeadamente concretizando parcerias com regiões geminadas.
“Queremos trazer para o concelho esta dinâmica e apontar para a sua promoção sempre que possível, também com a presença de equipas de outras modalidades e de países com os quais temos relações, por exemplo acordos de geminação, promovendo intercâmbios com os jovens atletas do concelho”, disse o presidente da autarquia, Raul Castro, na apresentação da prova, na sexta-feira, dia 17, na Batalha.
A ação do município “não se dirige em exclusivo do andebol, mas tem havido uma aposta muito forte nesta modalidade em resultado de um processo iniciado há 30 anos que tem dado frutos”, adiantou Raul Castro, dando como exemplo o Batalha Atlético Clube (BAC), que “hoje tem cerca de 200 atletas”.
A autarquia apostou “também no futebol de praia, apesar de o concelho não ter praia, mas fez-se uma arena em que se exibiram as seleções nacional e dos Emirates, houve jogos internacionais de equipas e uma série de outras atividades. Houve andebol de praia e futebol de praia”, adiantou o presidente do município.
Quanto ao Torneio Internacional da Batalha “vai proporcionar às gentes da Batalha, especialmente aos jovens, verem equipas de elevada qualidade, é importante por permitir a promoção do concelho e ainda por proporcionar aos atletas dos clubes de andebol da região a assistir a excelentes jogos e à qualidade elevada das equipas”, disse.
“É importante ainda porque defendemos que deve haver a possibilidade de proximidade com os atletas de alta competição que representam o país, que para nós são um orgulho e um exemplo. Por isso, neste torneio haverá ações de promoção, nomeadamente conversas entre atletas, selecionador nacional, e alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha”, destacou Raul Castro, esperando que “este torneio de qualidade possa ser replicado nos anos que aí vêm”.
No Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha, de 3 a 5 de março, competem as seleções de Espanha, Itália, Cabo Verde e de Portugal, que “tem neste momento objetivos muito específicos”. “Estamos em preparação para um play-off muito difícil em que não somos favoritos, como toda a gente reconhecerá”, referiu o selecionador nacional, José António Silva.
Por isso, como adiantou, a equipa “vai aproveitar estes três jogos para se preparar o melhor possível e continuar a acreditar que pode contornar a Roménia, adversário que tem pela frente” no caminho para o mundial.
“Estes três jogos vão ser, fundamentalmente, para avaliar as atletas, consolidar o nosso modelo de jogo, testar novas soluções, sempre tendo em vista este play-off”, sublinhou José António Silva, adiantando que a seleção também vai “interagir com os jovens das escolas e todas as pessoas que o queiram fazer, no sentido de lhes proporcionar uma experiência diferente”.
O presidente da Federação de Andebol, Luís Miguel Laranjeiro, considerou o torneio “importante na preparação para um play-off exigente, mas onde a ambição, foco, profissionalismo, o dar tudo, estará como sempre presente na seleção nacional feminina”.
Estou certo que, mais cedo, do que mais tarde, a seleção feminina estará numa fase final do europeu ou do mundial, como faz parte da nossa estratégia de alavancar o andebol feminino, que é muito importante”, adiantou Luís Miguel Laranjeiro, sublinhado também “a preocupação de proximidade: nós queremos estar com os clubes locais, mas também com as escolas, na promoção da modalidade na comunidade do concelho da Batalha”.
As crianças vão poder assistir aos treinos em ambiente de jogo e interagir com as atletas, à margem das sessões de trabalho, e no dia 5 jovens atletas de todo país assitirão ao torneio, que envolve mais de 100 pessoas entre atletas e pessoal das comitivas.
O Torneio Internacional na Batalha, que tem entrada gratuita, resulta de uma parceria entre o município, Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Leiria e o Batalha Andebol Clube (BAC).
Quadro de Jogos
03 de março | sexta-feira
18h00 – Espanha X Cabo Verde
20h30 – Portugal X Itália
04 de março | sábado
15h30- Itália X Espanha 18h00 – Cabo Verde X Portugal
05 de março | domingo
15h30 – Itália X Cabo Verde
18h00 – Portugal X Espanha
NESTA SECÇÃO
Team Ribeirense volta a organizar a Taça de Portugal de Downhill
A Team Ribeirense, uma equipa de ciclismo de referência no mundo do downhill, anunciou a sua...
Casal que partiu da Alemanha em bicicleta chega esta semana
Marco é natural de Alcanadas e emigrou para a Alemanha há oito anos. É casado com Lea, de na...
Centro de BTT perdeu homologação por incumprimento de requisitos
O Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso, inaugurado em 2012 e o primeiro do país a obter ho...