Ópera no mosteiro e na igreja matriz

O programa "O.P.(us) - Ópera no Património", que tem a duração de três anos, está a promover uma série de concertos em monumentos de referência da região Centro, incluindo o Mosteiro da Batalha, Igreja Matriz da Batalha, Castelo de Leiria, Capela de S. Pedro e a Sé de Leiria.

O projeto, com um investimento de 971.502 euros, cofinanciado pelo Centro 2020, assenta num conjunto de eventos de cariz operático associados ao património, à cultura e aos bens culturais da Batalha e Leiria, entre outros concelhos do centro, num total de 91 espetáculos por ano – este ano, em 2018 e 2019.

A ópera está em destaque na Batalha, com a Visitação à Carmen, de G. Bizet, de 5 a 8 de outubro, com um programa em que se destaca a Visitação à Ópera de Mozart, dia 7 de outubro, às 21h30, nas capelas imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Ainda na vila, realiza-se o Requiem Alemão, de Joannes Brahms, na Igreja Matriz, dia 08 de outubro, pelas 21h30.

A programação, que assume o caráter de “festival” de quatro dias em cada concelho, “assenta na realização de 18 obras referenciais da história da música a partir de uma estrutura profissional que integra orquestra, coro, solistas, encontrando-se alinhado com uma estratégia regional que tem como objetivo contribuir para a preservação dos valores naturais e culturais”. Para além das residências artísticas onde estão previstas realizações operáticas, concertos coral-sinfónicos e concertos de música de câmara no património, o programa contempla a realização de concertos pedagógicos para o público escolar, num total de 55 concertos por ano.

Foto: Espetáculo em Pinhel


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...