Vivência dos frades dominicanos na Batalha contada em livro por Rui Borges Cunha

“O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha” é o título do mais recente livro de Rui Borges Cunha, Técnico Superior do Município da Batalha, e revela aspetos dos quatro séculos e meio de vida dos frades Dominicanos no Mosteiro da Batalha.

A obra, ilustrada por Luís Taklim e dirigida ao público juvenil, dá a conhecer aspetos vivenciais sobre os frades da Batalha, a quem D. João I doou, três anos após a Batalha de Aljubarrota, um dos edifícios mais imponentes de toda a Europa medieval para nele se instalarem.

A publicação, que será lançada em setembro e é composta por 32 páginas, “pretende responder a uma das temáticas mais relevantes da função religiosa que o monumento assumiu ao longo de mais de quatro séculos. Muito se deve o desenvolvimento de toda esta região aos frades dominicanos que, por sua ação, viram o mosteiro ganhar destaque e relevância, quer junto dos reis, quer especialmente junto do Papa e da cúpula da religião católica. Para além de ensinarem a população a ler e a escrever, os dominicanos tratavam também dos enfermos e dos mais desprotegidos”.

O conteúdo de “O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha” foi revisto, na componente histórica, pelo conservador do Mosteiro da Batalha, Pedro Redol. Estará à venda nalguns estabelecimentos de artigos tradicionais na Batalha, para já, e também na loja do monumento.

Este é o terceiro livro de Rui Borges Cunha, que continua a apostar na escrita para os mais jovens, sobre temas ligados ao património e à história. Antes escreveu “O Mosteiro da Batalha explicado aos mais jovens - 40 curiosidades sobre o monumento", e "Vitória: a romana que viveu na Batalha", este em coautoria com Ana Moderno e ilustração de Carla Rotchild, além de Luís Taklim. Esta obra foi editada pelo do Município da Batalha e as outras duas pelo autor.

 


NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado

O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

  Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/...