José Travaços Santos

Baú da Memória

“A vivência dos Frades Dominicanos na Batalha”

 

“O Convento de Santa Maria da Vitória – A Vivência dos Frades Dominicanos na Batalha” é o terceiro livro duma série particularmente dirigida à gente nova mas com interesse, e muito, também para os adultos, da autoria do Dr. Rui Borges da Cunha, figura bem conhecida e estimada na nossa Vila em cuja Câmara Municipal tem exercido as funções de chefe da divisão cultural.

Os dois anteriores, “Vitória, a romana que viveu na Batalha” e “O Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento explicado aos jovens”, foram, como o actual, magnificamente ilustrados por Luís Taklim. Este terceiro tem a revisão científica e uma nota final do Dr. Pedro Redol.

De leitura extremamente agradável, é daquelas obras que se lê num fôlego, tal o interesse que nos desperta logo de início. Proporciona-nos múltiplas informações sobre a vida dos Dominicanos durante quase quatro séculos e meio neste Convento que lhes foi destinado pelo Rei D. João I. Como viviam, como se alimentavam, o que faziam diariamente, no fundo tudo consistindo num precioso documento histórico.

O Dr. Rui Cunha teve entre outros méritos o de nos proporcionar informações e desenvolver um tema pouco usual em relação ao Mosteiro, em que tudo é dado a conhecer com rigor histórico e de forma aliciante, para o que também contribuíram os magníficos desenhos de Luís Taklim.

 


NESTA SECÇÃO

Neto de comunista quer 'soprar' CDS no distrito!

(O cronista opta, nesta edição, por fazer um anúncio pessoal) Horácio Moita Francisco é viúv...

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

O Decreto-Lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, aprova o Estatuto dos Profissionais da área d...

As alterações climáticas e a realidade dos tempos atuais

Datam dos últimos 30 anos do século XIX as primeiras acções concretas para preservar o meio ...