José Travaços Santos

Baú da Memória

“A vivência dos Frades Dominicanos na Batalha”

 

“O Convento de Santa Maria da Vitória – A Vivência dos Frades Dominicanos na Batalha” é o terceiro livro duma série particularmente dirigida à gente nova mas com interesse, e muito, também para os adultos, da autoria do Dr. Rui Borges da Cunha, figura bem conhecida e estimada na nossa Vila em cuja Câmara Municipal tem exercido as funções de chefe da divisão cultural.

Os dois anteriores, “Vitória, a romana que viveu na Batalha” e “O Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento explicado aos jovens”, foram, como o actual, magnificamente ilustrados por Luís Taklim. Este terceiro tem a revisão científica e uma nota final do Dr. Pedro Redol.

De leitura extremamente agradável, é daquelas obras que se lê num fôlego, tal o interesse que nos desperta logo de início. Proporciona-nos múltiplas informações sobre a vida dos Dominicanos durante quase quatro séculos e meio neste Convento que lhes foi destinado pelo Rei D. João I. Como viviam, como se alimentavam, o que faziam diariamente, no fundo tudo consistindo num precioso documento histórico.

O Dr. Rui Cunha teve entre outros méritos o de nos proporcionar informações e desenvolver um tema pouco usual em relação ao Mosteiro, em que tudo é dado a conhecer com rigor histórico e de forma aliciante, para o que também contribuíram os magníficos desenhos de Luís Taklim.

 


NESTA SECÇÃO

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...