Município da Batalha MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)

Espaço do Museu

Visitar museus a partir do sofá

Os planos de contingência necessários à redução da propagação do Coronavírus – COVID 19 conduziram ao isolamento de muitos portugueses.

Atentos à situação, vários museus e monumentos em todo o mundo, pensaram na necessidade das atividades em família que se vê obrigada a estar em casa. Disponibilizaram, por isso, as suas coleções online, pondo a descoberto tesouros da história e da arte mundial.

Apresentamos, assim, algumas sugestões de visitas virtuais que se podem fazer a partir de casa:

Museu do Louvre

O parisiense Louvre é um dos maiores museus de arte do mundo. Foi inaugurado nos finais do século XVIII, dando a conhecer as suas coleções ao público geral. O museu disponibilizas visitas online às suas exposições mais importantes e populares, como Antiguidade Egípcia e as obras de Michelangelo. Link: https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne#tabs

Museus do Vaticano

Dentro dos Museus do Vaticano, cuja construção teve início em 1447, estão as valiosas coleções de arte e antiguidades acumuladas pelos pontífices pelos diversos pontífices romanos.

O Vaticano, em Roma, criou um guia online detalhado para as coleções, que inclui visitas em 360 graus. Link:

http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei.html

Galeria dos Ofícios

Palácio situado em Florença, Itália, constitui um dos museus mais antigos e famosos museus do mundo. Exibe obras do século XII ao século XVIII, salientando-se a coleção de obras do Renascimento. É neste museu que se encontra a famosa pintura “O Nascimento de Vénus”, da autoria do pintor Sandro Botticelli.

Link: https://www.uffizi.it/en/online-exhibitions

Museu do Prado

Localizado em Madrid, foi inaugurado em 1819. Exibe obras-primas de génios da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana, como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch ou Goya. 

Link:

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Museu Britânico

Situado em Londres, foi o primeiro museu nacional público do mundo, tendo sido inaugurado em 1753. A sua coleção inclui a famosa Pedra de Roseta, do Egito, e os frisos do Pártenon de Atenas.

Link: https://britishmuseum.withgoogle.com/

Galeria Nacional de Arte – Washington, D.C. Instalada nos Estados Unidos, foi construída em 1937 e acolhe obras de arte europeia desde a Idade Média até o século XIX; bem como obras de arte americana. Nela podem vislumbrar-se trabalhos de mestres como Vermeer, Rembrandt, Monet, Van Gogh e Leonardo da Vinci, assim como obras de arte moderna de Picasso, Andy Warhol, Matisse, Jackson Pollock e Alexander Calder.

Link: https://www.nga.gov/index.html

Tornou-se Museu em 1980 e é hoje um dos mais importantes museus de Portugal. Encontrando-se instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor, onde se destaca o claustro maneirista do século XVI e a igreja decorada com importantes conjuntos de pinturas e revestimentos azulejares.

Link: https://artsandculture.google.com/partner/national-azulejo-museum

Museu Calouste Gulbenkian 

Aberto ao público em 1968, está inserido no conjunto que integra o edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian. Seguindo o testemunho de Calouste Sarkis Gulbenkian, industrial de arménio, fixado em Portugal nos meados do século XX, e que ao longo da sua vida reuniu uma vasta coleção de arte, o museu contém cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna.

Visita a virtual a 360º pode ser feita aqui:

https://gulbenkian.pt/museu/colecoes/visita-virtual/

Estas são apenas algumas sugestões das visitas virtuais que podem ser feitas a partir de casa. Há muitos mais museus e monumentos a descobrir e com excelentes plataformas de visitação online. Boas visitas!


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...