Município da Batalha MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)

Espaço do Museu

Visitar museus a partir do sofá

Os planos de contingência necessários à redução da propagação do Coronavírus – COVID 19 conduziram ao isolamento de muitos portugueses.

Atentos à situação, vários museus e monumentos em todo o mundo, pensaram na necessidade das atividades em família que se vê obrigada a estar em casa. Disponibilizaram, por isso, as suas coleções online, pondo a descoberto tesouros da história e da arte mundial.

Apresentamos, assim, algumas sugestões de visitas virtuais que se podem fazer a partir de casa:

Museu do Louvre

O parisiense Louvre é um dos maiores museus de arte do mundo. Foi inaugurado nos finais do século XVIII, dando a conhecer as suas coleções ao público geral. O museu disponibilizas visitas online às suas exposições mais importantes e populares, como Antiguidade Egípcia e as obras de Michelangelo. Link: https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne#tabs

Museus do Vaticano

Dentro dos Museus do Vaticano, cuja construção teve início em 1447, estão as valiosas coleções de arte e antiguidades acumuladas pelos pontífices pelos diversos pontífices romanos.

O Vaticano, em Roma, criou um guia online detalhado para as coleções, que inclui visitas em 360 graus. Link:

http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei.html

Galeria dos Ofícios

Palácio situado em Florença, Itália, constitui um dos museus mais antigos e famosos museus do mundo. Exibe obras do século XII ao século XVIII, salientando-se a coleção de obras do Renascimento. É neste museu que se encontra a famosa pintura “O Nascimento de Vénus”, da autoria do pintor Sandro Botticelli.

Link: https://www.uffizi.it/en/online-exhibitions

Museu do Prado

Localizado em Madrid, foi inaugurado em 1819. Exibe obras-primas de génios da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana, como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch ou Goya. 

Link:

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Museu Britânico

Situado em Londres, foi o primeiro museu nacional público do mundo, tendo sido inaugurado em 1753. A sua coleção inclui a famosa Pedra de Roseta, do Egito, e os frisos do Pártenon de Atenas.

Link: https://britishmuseum.withgoogle.com/

Galeria Nacional de Arte – Washington, D.C. Instalada nos Estados Unidos, foi construída em 1937 e acolhe obras de arte europeia desde a Idade Média até o século XIX; bem como obras de arte americana. Nela podem vislumbrar-se trabalhos de mestres como Vermeer, Rembrandt, Monet, Van Gogh e Leonardo da Vinci, assim como obras de arte moderna de Picasso, Andy Warhol, Matisse, Jackson Pollock e Alexander Calder.

Link: https://www.nga.gov/index.html

Tornou-se Museu em 1980 e é hoje um dos mais importantes museus de Portugal. Encontrando-se instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor, onde se destaca o claustro maneirista do século XVI e a igreja decorada com importantes conjuntos de pinturas e revestimentos azulejares.

Link: https://artsandculture.google.com/partner/national-azulejo-museum

Museu Calouste Gulbenkian 

Aberto ao público em 1968, está inserido no conjunto que integra o edifício-sede e parque da Fundação Calouste Gulbenkian. Seguindo o testemunho de Calouste Sarkis Gulbenkian, industrial de arménio, fixado em Portugal nos meados do século XX, e que ao longo da sua vida reuniu uma vasta coleção de arte, o museu contém cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna.

Visita a virtual a 360º pode ser feita aqui:

https://gulbenkian.pt/museu/colecoes/visita-virtual/

Estas são apenas algumas sugestões das visitas virtuais que podem ser feitas a partir de casa. Há muitos mais museus e monumentos a descobrir e com excelentes plataformas de visitação online. Boas visitas!


NESTA SECÇÃO

O impacto da Covid-19 na sociedade e o papel das lideranças

Numa altura em que se vive uma crise mundial associada à pandemia da Covid-19, provocada pel...

Não matem o mensageiro

A maioria de nós começa esta semana, de 13 a 17 de abril, a completar o primeiro mês de isol...

Covid-19: um vírus que assusta, uma sociedade que reage

O tema do Coronavírus (Covid-19) é incontornável e a sua evolução irá por certo dominar as p...