Joana Magalhães

Pestanas que falam

Vida de gato

Adotei um gato. Ele é branco, tem os olhos azuis e com seis meses já é maior que qualquer chihuahua que passeie no jardim. Chama-se Skie (porque tem olhos azuis, como o céu… sim, pouco original, de facto) tem a personalidade mais fofinha e ao mesmo tempo mais rebelde da casa, e muda de um estado de espírito para o outro em segundos.

Basta um cordel pendurado, um barulho mais forte e não há quem segure este ser de quatro patas enquanto salta de sofá em sofá com um olho perdido de uma pantufa em forma de gato (irónico, eu sei…) ou um urso de peluche já velhote dentro da boca - entalados naqueles dentes que parecem não causar estragos a não ser quando queremos dormir. De madrugada, lá acha por bem saltar para os nossos pés e mordê-los.

Apesar de todas estas palhaçadas (de que uma pessoa se queixa, mas que, no fundo, no fundo, é o engraçado de ter um gatinho em casa, mesmo quando causa estragos), o Skie é um gato bem mimado. Quando quer comer, mia como se não houvesse amanhã pelo que certamente no espaço de 10 minutos alguém se apressa em dar-lhe comida.

Quando quer água apoia-se no bidé até que alguém abra a torneira bem devagarinho e deixe uma pocinha de água para o príncipe beber.

Quanto a mimo, espreguiça-se todo o mais perto que conseguir de um dos companheiros de casa, mia baixinho e não há quem lhe resista. De colo, gosta muito, mas só de quem conhece e quando ele quer. Sim, porque é mimado mas não deixa de ser gato e os gatos têm a mania que querem, podem e têm. Não é só mania, desengane-se quem pensa que é possível domesticar um gato, ele é que domestica os donos!

O Skie é o desassossego de uma casa que vivia em rotina há já uns anos e a verdade é que ambientarmo-nos a ele não foi fácil, mas agora, sempre que chegamos a casa, não há quem não faça a figura: “Olá Skie! Então estás bom? O que é que fizeste hoje?” Seguido-se os mimos na barriga.


NESTA SECÇÃO

Orçamentos

Encontramo-nos em período de elaboração e aprovação de orçamentos, quer em termos do Estado,...

Patrimónios Preservados (II)

  Não é um roteiro dos templos do nosso concelho, mas apenas uma forma de registar o exem...

Confissões de um lavador de pratos

Gosto do espírito aventureiro de Orwell. Além das histórias políticas, inspira-me a mundanid...