Sónia Marques de Almeida

Médica interna na USF Condestável (Batalha)

Varizes: um problema comum

As veias são os vasos sanguíneos responsáveis por conduzir o sangue dos diferentes órgãos para o coração. Para ajudar nesta tarefa, são constituídas por válvulas. Quando estas válvulas não funcionam corretamente, o sangue reflui e acumula-se nas veias, provocando a dilatação destas, o que leva ao aparecimento de varizes – veias insuficientes, tortuosas e dilatadas. Estas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas coxas, pernas e pés.

Em Portugal, cerca de dois milhões de pessoas sofrem desta patologia. Devido à componente hormonal e à gravidez, as mulheres são mais afetadas. Outras causas para o aparecimento das varizes são: hereditariedade, exposição ao calor, sedentarismo, excesso de peso ou obesidade, permanecer longos períodos de pé e o próprio processo de envelhecimento.

Para além do impacto estético, as varizes podem provocar sintomas como a sensação de pernas pesadas e cansadas, dormência, comichão e cãibras. Também podem levar ao aparecimento de inchaço, sobretudo nos tornozelos e pés, que agrava ao final do dia ou após a exposição a uma fonte de calor. Nos estádios mais avançados da doença, a pele pode ficar castanha, descamativa e endurecida e podem ocorrer ulceras varicosas, situação clínica grave, incapacitante e de difícil tratamento.

O tratamento das varizes pode ser conservador e abrange cuidados de hidratação da pele e o uso de meias elásticas. Os fármacos venotrópicos auxiliam a circulação venosa e, apesar de não tratarem as varizes, diminuem os seus sintomas e melhoram a qualidade de vida.

Já o tratamento não conservador abrange a escleroterapia, a laserterapia, a radiofrequência e a cirurgia clássica.

De forma a prevenir o aparecimento de varizes, deve adotar as seguintes medidas no seu dia-a-dia: usar meias elásticas com compressão e de tamanho adequado; manter uma hidratação adequada do corpo; manter o peso ideal; evitar o consumo de tabaco ou álcool; evitar calças muito justas, ligas ou cintas; praticar exercício físico regularmente; evitar permanecer longos períodos em pé; evitar cruzar as pernas; evitar a exposição a fontes de calor, nomeadamente banhos com água muito quente.

De forma a aliviar os sintomas das varizes deve massajar as pernas com água fria do chuveiro, no sentido dos pés até à coxa.

Aproveite o Verão para dar passeios à beira-mar.

 


NESTA SECÇÃO

Tenho perdas de urina, e agora?

A incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armaz...

Doenças dos pés são mais comuns no verão

Os pés passam cerca de 2/3 da nossa vida fechados, razão pela qual lhes damos pouca importân...

Policlínica D. Nuno inaugurou polo em São Jorge

A Policlínica D. Nuno inaugurou esta segunda-feira, 23, o seu polo de Porto de Mós, em São J...