Valorlis premeia escolas com melhor desempenho ambiental

 

Os 55 estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2021/2022, mais de 13 mil participantes, entre alunos, famílias, professores e auxiliares, enviaram para reciclagem 148 toneladas de resíduos recicláveis, 99 toneladas de papel/cartão, 26 toneladas de plástico/ metal e 23 toneladas de vidro.

A Valorlis visitou no dia 28 de outubro a EB1 de Picassinos e entregou o prémio que reconhece o excelente desempenho desta comunidade educativa no Programa Ecovalor. As outras escolas que mais quilogramas de resíduos separaram por aluno foram: EB1 de Outeiro da Fonte, Leiria, e o Jardim de Infância de Assanha da Paz, Pombal, respetivamente com 156 quilos e 151 quilos por aluno.

Estes prémios foram entregues no âmbito do concurso “Separa e Ganha”, em que as escolas foram desafiadas, durante o ano letivo 2021/2022, a promover a recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal e/ou papel/cartão e/ou vidro, recolhidos pela Valorlis e posteriormente enviados para reciclagem.

“Pelo excelente desempenho ambiental”, as escolas participantes foram premiadas com seis mil euros para adquirirem materiais de ação pedagógica, bens materiais ou serviços que permitam melhorar a prática pedagógica.

“Este programa, tem como objetivo aumentar os hábitos de reciclagem nas escolas e na comunidade evolvente, impulsionando a prática diária da separação dos resíduos recicláveis”, explica a administradora delegada da Valorlis, Marta Guerreiro, acrescentando: “No ano letivo transato assistimos a um aumento das quantidades separadas na comunidade escolar, com destaque para a recolha de vidro, onde as famílias se revelaram grandes entusiastas da reciclagem”.

O Programa Ecovalor é um programa de educação e sensibilização ambiental dirigido às comunidades escolares e tem como objetivo aumentar as quantidades de material encaminhado para reciclagem, promover boas práticas ambientais, premiando aqueles que apresentarem melhor desempenho na separação das suas embalagens usadas.

Integra a oferta de educação ambiental da Valorlis que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, à qual a Valorlis pretende dar continuidade.


NESTA SECÇÃO

Pai e filha bebé residentes na Batalha morrem em acidente, funeral marcado

O homem e a sua filha de dois meses que morreram no acidente ocorrido na Estrada Atlântica, ...

Região pede financiamento para seis projetos que considera fundamentais desenvolver

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) revelou no dia 25 de ...

“Precisamos de reforçar o volume de investimento na promoção”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, destacou no dia 17 de novembro, e...