Vale do Lena palco da primeira observação de aves do ano
O vale do Lena foi a zona escolhida para a observação de aves, num percurso realizado perto das Brancas, no passado dia 26 de janeiro, naquela que foi a primeira saída de campo deste ano do Grupo Aves da Batalha.
A atividade contou com a presença de 14 interessados. Para participar, são apenas necessários uns binóculos ou uma máquina fotográfica, um guia de aves ou simplesmente vontade de passar um bom momento em harmonia com a natureza, num ambiente descontraído e relaxante.
Os participantes foram convidados, através da troca de conhecimentos, a identificar as espécies de aves observadas e/ou escutadas, bem como a entender os seus hábitos, características e vocalizações.


Durante três horas e meia, tiveram a oportunidade de identificar 34 espécies de aves, como, por exemplo, o peneireiro-vulgar, chapim-azul, pica-pau-verde, mocho-galego e até mesmo um bando de pequenas aves, as petinhas-dos-prados, que apenas podem ser observadas no concelho nas estações de outono e inverno.
Simultaneamente, ao longo do percurso, com aproximadamente três quilómetros, foi possível contemplar carvalhos, freixos e salgueiros já com as suas primeiras folhas, como que prevendo para breve a chegada da primavera.
O grupo não descurou a sua preocupação com o lixo frequentemente encontrado no decorrer destas atividades, tendo assim recolhidos resíduos ao longo do trajeto.
NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...