Vale do Lena palco da primeira observação de aves do ano

O vale do Lena foi a zona escolhida para a observação de aves, num percurso realizado perto das Brancas, no passado dia 26 de janeiro, naquela que foi a primeira saída de campo deste ano do Grupo Aves da Batalha.

A atividade contou com a presença de 14 interessados. Para participar, são apenas necessários uns binóculos ou uma máquina fotográfica, um guia de aves ou simplesmente vontade de passar um bom momento em harmonia com a natureza, num ambiente descontraído e relaxante.

Os participantes foram convidados, através da troca de conhecimentos, a identificar as espécies de aves observadas e/ou escutadas, bem como a entender os seus hábitos, características e vocalizações.

Durante três horas e meia, tiveram a oportunidade de identificar 34 espécies de aves, como, por exemplo, o peneireiro-vulgar, chapim-azul, pica-pau-verde, mocho-galego e até mesmo um bando de pequenas aves, as petinhas-dos-prados, que apenas podem ser observadas no concelho nas estações de outono e inverno.

Simultaneamente, ao longo do percurso, com aproximadamente três quilómetros, foi possível contemplar carvalhos, freixos e salgueiros já com as suas primeiras folhas, como que prevendo para breve a chegada da primavera.

O grupo não descurou a sua preocupação com o lixo frequentemente encontrado no decorrer destas atividades, tendo assim recolhidos resíduos ao longo do trajeto.


NESTA SECÇÃO

Covid-19: Número de vítimas mortais sobe para oito na Batalha

O número de pessoas falecidas no concelho da Batalha com Covid-19 aumentou para oito nas últ...

Marcelo: “houve uma recuperação pequena no turismo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se no dia 13 de novembro com e...

Acabar com pontos negros custa 50 mil euros na primeira fase

A Câmara da Batalha lançou em outubro um plano de segurança rodoviária para definir quais sã...