Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Uma nova equipa minhocas encontra-se a trabalhar na horta

Estamos a ter um inicio de janeiro bastante frio, no meu quintal tenho de resguardar as plantas que sofrem com as geadas, pois todas as manhãs acordo com um manto branco lá fora. As plantas que são resistentes à geada tornam-se mais rijas e menos tenras, é a forma que têm de se “defender” dos rigores do tempo. Assim também é connosco, lá diz o ditado “ o que não nos mata, torna-nos mais fortes” - que assim seja com todos os desafios que tenhamos pela frente, aprender com eles e seguir a nossa jornada, de nada nos vale ficarmos agarrados ao que podia ter sido, ou ao que achamos que deveria ter sido, a natureza selvagem é assim que faz!

Nesta altura já podemos começar a semear em modo protegido (estufa ou marquise) as sementeiras que pretendemos ter como plantas na primavera. Volto a frisar a importância de manter as sementes antigas, ou as plantas que já estão aclimatizadas à nossa zona. Para assim termos mais facilidade na sua manutenção e crescimento. Por cá tento sempre manter as sementes das plantas que me interessam e trocar com outros para assim aumentar e difundir o meu “portfólio”. Como tento sempre partilhar a natureza generosa do meu quintal, acontece que por vezes acabo a ficar sem algumas variedades que, como tinha partilhado cm outros, consigo reaver, e o inverso também acontece. Assim, há mais um motivo para partilharmos sementes.

No meu quintal existem muitos sítios menos convenientes que teimam em criar ervas, ora optei por lançar lá sementes de ervas que se comam e a verdade é que tem corrido bem, assim tenho sempre onde ir buscar mais alimento.

Tenho agora também uma equipa nova de minhocas, que se encontram a trabalhar para a horta, nelas deposito todos os resíduos orgânicos compatíveis, e espero dentro de algumas semanas ter um excelente composto nutritivo para as minhas platulas, mesmo na época em que irão necessitar de alimento reforçado. E como existem agora mais restrições à queima dos resíduos da horta é outro método que uso para incorporar no terreno os resíduos.

Acerca deste assunto, peço aos leitores que não depositem resíduos orgânicos no lixo normal. Tendo mais dificuldade em realizar fogueiras, podem sempre optar por criar uma pilha de resíduos (ervas/ramos, etc) e deixar num canto do quintal, para que a natureza faça o seu trabalho, se o deixarem molhar-se e depois o cobrirem com algo, vão no futuro ver muitos animais auxiliares a decomporem os materiais e assim devolverem à terra o que essas plantas lhe retiraram.

Se não tem espaço na horta para tal, pode usar uma barrica, enche com água, coloca uma tampa e os materiais irão decompor-se na água, que depois pode ser usada para alimentar as plantas. Tomar apenas o cuidado de não colocar lá plantas doentes, pois pode também propagar essas doenças.

No sábado passado fui a uma palestra sobre plantas silvestres comestíveis. Ficariam espantados com a quantidade de nutrientes que muitas delas têm e que não sabemos aproveitar. Como por exemplo, as labaças ou língua de vaca, o dente de leão (aquelas que costumávamos em miúdos soprar as suas sementes), as serralhas, a ervilhaca, a tanchagem. Por cá já vamos utilizando algumas no nosso dia-a-dia, e com bons resultados, tanto em sabor, variedade como em modo medicinal

Hortícolas para Semear em local coberto: alfaces, alho francês, alhos, agriões, bróculos, cenouras, cebolas, coentros, couves, ervilhas, espinafres, favas, nabos, nabiças, rabanetes e salsa.

Hortícolas para Semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros, calêndulas.

Jardim, semear: begónias, gipsófilas, goivos, lírios, miosótis, flor de lis, sécias, petúnias, roseiras, zinias e bolbos em geral.

É também uma excelente altura para plantar arbustos e árvores de fruto. Fazer um jardim comestível é um ótimo investimento a médio/ longo prazo.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

Mais desporto, melhor qualidade de vida

É hoje consensual que a prática de exercício e a saúde estão diretamente relacionadas com a ...

Serviço público

Portugal tem uma carga fiscal elevada. Já ninguém tem dúvidas sobre esta afirmação. É uma co...

PSD diz ser alternativa, mas não sabe o que isso significa

No último texto que escrevemos fazíamos referencia às negociações que decorriam relativas ao...