Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Uma horta gera alimento e alento

Agora que vos escrevo, olho pela janela e como chove lá fora, só me lembro do velho ditado: abril, águas mil. Estamos a viver uma época muito conturbada, algo que não vemos e nos pôs a todos em alerta.

Nesta altura sinto-me ainda mais abençoada por viver no campo. Aqui temos terreno em volta da casa que nos permite não nos sentirmos tão presos e ainda podemos produzir alimentos.

O que nos espera não sabemos, mas por aqui aumentámos o efetivo de animais e aumentámos a área cultivada, e nunca se nos acaba o que fazer. Tédio? Não aparece por cá, quem tem uma horta, sabe do que falo, uma horta gera alimento e alento.

Qualquer mudança nas nossas vidas induz-nos aprendizagens - esta será uma mudança coletiva, espero sinceramente que a aprendizagem coletiva também seja grande e que cada um de nós aprenda o que tiver para aprender e siga em frente com a sua vida.

Se vamos ficar todos bem, já vimos que não, mas haveremos de superar o que vier, com a determinação de que enquanto cá andarmos faremos o melhor que pudermos/conseguirmos.

Há dias arranjei uma dúzia de frangos para criar, ora alguns dias depois vieram noites muito frias e o tempo ainda continua instável. Para aumentar a resistência dos pequenos animais, coloquei na água sementes de urtigas, pois sei que contêm diversos nutrientes muito interessantes (também para nós) e a verdade é que, apesar de virem de ambiente mais quente e protegido, superaram as primeiras noites e estão a crescer a bom ritmo.

Também nesta época é normal colocarmos nos nossos quintais plantas jovens, ou fazer sementeiras. Por aqui, como não uso químicos, costumo fazer armadilhas para os caracóis e lesmas (coloco um saco de serapilheira, ou tecido escuro humedecido até com um pouco de leite e de manhã, ao levantar o tecido encontramos por debaixo diversos animais do género a dormir, depois ofereço-os às galinhas que sabem o que fazer com eles). Também para proteger as tenras plantas (principalmente os pepineiros) faço uma água picante e mal cheirosa, com que os borrifo (coloco em água cebola+alho+malagueta) trituro e deixo marinar, depois borrifo as plântulas - este ano também coloquei em redor pedaços de cebola, espero que o seu aroma intenso dissuada o garo dos caracóis e lesmas, depois confirmo.

Já vos falei aqui das plantas que juntas crescem melhor – ou pior (consorciações favoráveis e desfavoráveis), hoje deixo-vos algumas dicas para as principais culturas:

Batata+ feijão – em filas alternadas, protege a batata do escaravelho, se colocar na bordadura do batatal geranio aromático também se torna muito útil.

Couve + aipo – o aipo afasta a lagarta da couve.

Espargo + tomate – afasta o gorgulho do espargo.

Tomate + manjericão – o tomateiro produz mais e melhor tomate e evita doenças do tomateiro (também fazem uma boa parelha no prato).

Pepino – feijão, são ótima companhia – evitar de todo colocar os pepinos perto dos tomateiros, para evitar as “moléstias” se tiverem pouco espaço coloquem entre as plantas uma fila de feijão.

Meção e cebola – uma cebola junto a cada pé de melão protege do fusário.

Cenoura com bordadura de alhos ou cebola – protege da mosca da cenoura.

Tomilho ou capuchinhas junto às couves, repelem a mosca da couve.

Na minha horta as bordaduras são todas repletas de flores e plantas aromáticas e o certo é que nunca pulverizo contra nenhum inseto, pois eles não aparecem em número suficiente para realizar estragos. Tenho desde capuchinhas, cravos túnicos, borragem, calêndulas, tomilhos, pelargónio e aromáticos. Colocados do lado do vento dominante fazem maravilhas pela nossa horta.

Hortícolas para Semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves- repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, girassol, malaguetas, milho nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula, calêndulas.

Jardim, semear: amores perfeitos (flores comestiveis), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim, calêndulas

Arbustos e arvores de fruto para plantar: a


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...