João Pedro Matos

Tesouros da Música Portuguesa

Uma guitarra portuguesa universal

Carlos Paredes descendia de uma família de músicos amadores e, à semelhança do seu pai e do seu avô, não quis romper essa tradição. Talvez gostasse demasiado da música que fazia para se tornar profissional. Por isso preferiu continuar a ser arquivador de radiografias no Hospital de São José e espraiar o seu talento genial no tempo que lhe sobejava. Até que, na década de oitenta do século passado, o Ministério da Saúde o dispensou dessa obrigação. Mas nunca deixou de considerar a música que compunha como pequena música, em contraposição com a clássica, essa sim a grande música.

Restava saber se a sua arte, a que se entregava com paixão, era arte popular ou erudita. Além de todos os rótulos, a verdade é que bebeu do filão popular beirão, porque nasceu em Coimbra, e não foi alheio à tradição trovadoresca medieval.

Porém, a música de Carlos Paredes ultrapassa todos os compartimentos estanques de géneros e classificações, e a sua guitarra expressa uma dimensão universal. Não é de estranhar o diálogo que estabelece com outras artes, como seja a sétima arte ou o bailado. Escreveu para realizadores de cinema, entre outros, para Manoel de Oliveira, António de Macedo, José Fonseca e Costa e para o francês Pierre Kast.

Mas foi com Paulo Rocha que teve a colaboração que lhe deu fama internacional, ao assinar a banda sonora do filme Verdes Anos. Datada de 1963, esta película constitui um marco na História do Cinema Português, por fundar o movimento que ficou conhecido por Cinema Novo. Também alguns dos trabalhos de Carlos Paredes foram coreografados e dançados, nomeadamente pelo Ballet Gulbenkian.

Paredes tornou-se um símbolo da cultura portuguesa, porquanto realizou concertos um pouco por toda a parte do mundo: nos Estados Unidos, na China, na Alemanha, na Austrália, na Índia, no Senegal, sem esquecer o Brasil. Igualmente, colaborou com os Madredeus e gravou discos com Charlie Haden (baixista de jazz que foi membro do grupo de Ornette Coleman) e com António Vitorino D’Almeida.

Sem contar com estes discos e um álbum ao vivo em Frankfurt, a discografia de originais de Carlos Paredes resume-se a três discos: o primeiro registo, batizado Guitarra Portuguesa, contou com a participação de Fernando Alvim na viola e viu a luz do dia em 1967; o segundo, na nossa modesta opinião, a sua obra maior, foi lançado em 1971 sob o título de Movimento Perpétuo; e o terceiro, publicado em 1988, chamou-se Espelho de Sons. Mais tarde, em 1996, surgiria uma compilação de temas inéditos que ficaria conhecida por incluir faixas de álbuns que nunca chegaram a ser lançados e que receberia o nome de Na Corrente.

A parcimónia da sua discografia reflete a enorme exigência do músico para consigo próprio, exigência que o conduzia a patamares de excelência cada vez mais elevados. Sobretudo reflete um virtuosismo que, ao contrário de ser uma frio tecnicismo, estava carregado de sentimentos e emoções.

Paredes era um homem que valorizava as relações humanas e a amizade. E um homem de causas. Mas acima de tudo, não obstante a sua lendária modéstia e timidez, ele transfigurava-se quando se entregava à sua arte, principalmente no palco quando se encontrava perante um público que o apreciava. Essa admiração que aqueles que o ouviam tinham por si, deixava-o sempre surpreso e melhor não podia fazer do que retribuir.

E o maior tributo que podemos fazer a este homem, quinze anos depois do seu desaparecimento, é continuar a celebrar a sua obra. Escutando e sentindo a sua grande música que não é de todo pequena. E que tal começar por ouvir o disco Movimento Perpétuo? É o convite que vos faço este mês.


NESTA SECÇÃO

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...