Sofia Colares Alves

Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Um futuro europeu sustentável

O desenvolvimento sustentável está, desde há muito, no cerne do projeto europeu. A União Europeia está empenhada num desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras. Foi com isto em mente que, em 2015, a União Europeia adotou a Agenda 2030 das Nações Unidas e os respetivos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa ambiciosa com vista ao desenvolvimento económico, social e ambiental sustentável à escala global até 2030. Os objetivos? Combater as alterações climáticas, todas as formas de pobreza e as desigualdades mais gritantes. No fundo, assegurar que ninguém fica de fora!

A União Europeia desempenha um papel ativo na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que abrangem vários aspetos importantes das nossas vidas, tais como saúde, educação, igualdade e ambiente. São objetivos que nos tocam a todos e que exigem que se continue a apostar na sua concretização. Por essa razão, os ODS encontram-se completamente integrados nas políticas europeias e nas prioridades atuais da Comissão Europeia.

Recentemente, o Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, publicou um relatório onde monitoriza o progresso na aplicação dos objetivos na Europa nos últimos anos. Por um lado, esse relatório mostra que melhorámos substancialmente a qualidade da saúde e do bem-estar e valorizámos uma educação de qualidade, Objetivos 3 e 4, respetivamente. Investimentos na política energética da União Europeia deram frutos na concretização do Objetivo 7, "Energias renováveis e acessíveis". Por outro lado, há certas metas para as quais ainda é preciso canalizar mais esforços, como é o caso do Objetivo 10, "Reduzir as Desigualdades", já que são ainda grandes as disparidades de rendimentos nos Estados-Membros. São dados como estes que permitem avaliar quais as áreas que requerem um maior empenhamento para que todos beneficiem de uma boa qualidade de vida e bem-estar.

É certo que que temos ainda um longo caminho a percorrer se queremos crescer de forma sustentável até 2030. Mas em conjunto, cidadãos europeus, Estados-Membros e União Europeia, conseguiremos cooperar em consonância com a Agenda 2030 e deixar um planeta mais saudável às próximas gerações!


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...