Um ano de informação no concelho em 29 de vida do Jornal da Batalha

Esta edição assinala o 29º aniversário do Jornal da Batalha. Lembrei-me por acaso: tantos anos quantos levo de colaboração com este jornal [embora com longos intervalos]. É um horizonte imenso ou uma nesga de vida, pouco importa; importa apenas termos a consciência livre de que, se pudéssemos regressar ao passado, erraríamos de novo, mas com mais saber e estilo.

Não vale a pena voltarmos, em altura de balanço, como sempre sugere um aniversário, a repetir o nome dos males que nos atormentam – todos conhecem a crise que afeta a Imprensa, muitas das suas origens e caminhos que começam a abrir-se, ainda estreitos, por enquanto.

Mais importante é agradecer aos protagonistas deste percurso de quase 30 anos: leitores, anunciantes e colaboradores. Este é o trio de pilares que suporta o Jornal da Batalha. Sem ele não estaríamos aqui, por muitos recursos tecnológicos de que dispuséssemos.

Obrigado, até já!

(Carlos Ferreira)

Batista de Matos

e Armindo Jordão

Faleceu o batalhense Batista de Matos, que foi encarregado-geral no metro de Paris. No maio de 68 associou-se aos protestos e tornou-se num dos instigadores de uma greve numa estação da capital francesa. Faleceu também o empresário, fundador e ex-presidente dos Bombeiros da Batalha, Armindo Vieira Jordão.

Um casal (ela com 47 anos e ele de 33) suspeito de assaltar nove casas, no período de dois meses, em três concelhos da região, incluindo o da Batalha, ficou em prisão preventiva a aguardar o julgamento.

Uma exposição de fotografia da autoria de António Barreto, intitulada “Gentes da Batalha”, esteve patente na capela do fundador do mosteiro e resultou de um convite da direção do monumento ao sociólogo. António Barreto foi convidado a fotografar o mosteiro e a realizar uma exposição com as fotografias, pelo diretor do monumento, Joaquim Ruivo.

Uma sondagem realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOM) para a Câmara da Batalha revelou que 43,7% dos inquiridos concordava com a intervenção realizada pelo município na frente do mosteiro para proteger o monumento do trânsito no IC2.

Benemérita chega

aos 110 anos

A benemérita dos Bombeiros da Batalha, Romana de Sousa Marques, natural da Faniqueira, comemorou a 22 de julho o 110º aniversário com uma festa no Lar Emanuel, em Leiria. A direção dos bombeiros e os presidentes das câmaras da Batalha e de Leiria cantaram-lhe os parabéns, e até o Presidente da República enviou uma mensagem. Faleceu a 15 de junho de 2019.

A promessa de reabertura do Centro de Saúde da Golpilheira estava de novo na ordem do dia, com o presidente da concelhia da JSD e o tesoureiro da junta de freguesia (PS) a trocarem argumentos em textos publicados na Internet.

O desenvolvimento das empresas a instalar na futura Área de Localização Empresarial de São Mamede e das já existentes levaram a câmara municipal a reivindicar de novo a construção de um nó de ligação ao IC9, que “terá um impacto positivo” também no turismo da região.

Os Bombeiros da Batalha contaram em 2018 com um apoio da câmara municipal superior a 200 mil euros. A maior fatia em financiamento direto foi formalizada no primeiro dia deste mês, na assinatura de protocolo com a direção da associação humanitária do concelho.

Barreira aprovada

e Caminho

A barreira construída em frente ao Mosteiro da Batalha“reduziu em 20% o ruído”, permitindo que a envolvente do monumento património da humanidade “cumpra agora o regulamento geral” sobre a poluição sonora, revelou o presidente da câmara.

Uma família residente na Batalha foi a primeira a percorrer o Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, na distância de 240 quilómetros. O filho, de 13 anos, foi o mais jovem peregrino a fazer o percurso.

Os trabalhadores por conta de outrem do Concelho da Batalha auferem o terceiro melhor salário base do distrito de Leiria – apenas atrás da Marinha Grande e Leiria - , com um valor de 805 euros, mas, ainda assim, abaixo da média nacional de 922 euros.

A 2ª edição da “Caça ao Lixo no Vale do Lena”, promovida pelo grupo Aves da Batalha, com a colaboração da junta de freguesia, recolheu durante uma manhã 20 sacos de diversos detritos abandonados nas margens do rio Lena. Participaram 18 pessoas (crianças, jovens e adultos), batalhenses e residentes noutros concelhos, que limparam um troço do vale entre a Batalha e as Brancas.

Má alimentação

e corte no IMI

A câmara municipal pediu a “intervenção urgente” da secretária de Estado Adjunta e da Educação junto da concessionária de refeições na Escola Básica e Secundária da Batalha, devido “ao incumprimento grave do contrato”, uma vez que sucediam-se ocorrências de falta de comida e de qualidade dos alimentos.

A GNR apreendeu 14 armas a um homem residente no Concelho da Batalha, investigado por agredir a mulher. Apreendidas ao suspeito, de 53 anos, sete espingardas de caça, 2.641 cartuchos de calibre 12, sete facas, um redutor de calibre para as armas e uma mira telescópica.

As lojas com história reconhecidas pelo Município da Batalha passam a ficar isentas de pagamento IMI e as despesas de conservação e manutenção passam a ser consideradas em 110% no apuramento do lucro tributável. Medida abrange “uma dezena de lojas de interesse histórico e cultural”.

O projeto de combate à obesidade infantil “Batalha Saudável”, que envolve mais de 750 alunos, implementado durante o último ano letivo nas escolas básicas e nos jardins de infância da rede pública do concelho, reduziu em 7% os casos de obesidade.

Menos impostos

e mais turismo

A Câmara da Batalha aprovou um pacote fiscal que “vai devolver cerca de um milhão de euros de IRS, IMI e derrama aos munícipes e empresas”. A garantia foi dada pelo presidente do município após a aprovação por maioria do orçamento para 2019.

A Associação de Ensino e Formação (Insignare) anunciou que “pretende arrendar as instalações do Colégio de São Mamede”, “de forma a instalar um polo da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima”.

O município revelou que a Pia do Urso foi transformada numa aldeia libanesa para dar lugar, durante a semana, à gravação de episódios da telenovela em exibição na TVI intitulada “Valor da Vida”.

O infantário Jardim da Isabel foi o único do concelho a integrar a lista dos 291 estabelecimentos de ensino do país distinguidos com o Selo Escola Saudável, criado pela Direção-Geral da Educação, com a colaboração da Direção-Geral da Saúde.

O concelho é o terceiro melhor posicionado na taxa de ocupação de camas e o quinto na proporção de hóspedes estrangeiros no distrito de Leiria, quedando-se a meio da tabela nos restantes parâmetros das estatísticas do turismo de 2017.

Abandono da AM

e diáspora batalhense

O 32º Salão de Outono da Galeria de Arte do Casino Estoril expôs obras da pintora batalhense Irene Gomes e dos escultores Filipe Curado (residente no concelho e natural de Leiria) e de Abílio Febra (natural de Leiria), entre os 28 artistas nacionais e estrangeiros presentes.

Os deputados do PS e do CDS-PP abandonaram, em conjunto, a Assembleia Municipal da Batalha, em que foram aprovados o orçamento e o plano de atividades para 2019, alegando três questões centrais: audição da oposição sobre os documentos, acesso às gravações das reuniões e as dividas da Junta de Freguesia da Golpilheira.

A diáspora batalhense em França foi homenageada no Museu Nacional da História da Imigração, em Paris, e durante o jantar anual de confraternização dos emigrantes do concelho, em Champigny-sur-Marne, com a presença da Turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha.

A Águas do Lena, a empresa do grupo Aquapor concessionária do abastecimento de água no Município da Batalha, renovou o “Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Exportações

e depósitos

As exportações de bens do concelho ultrapassaram em outubro o valor total registado em 2017. Nos primeiros 10 meses do ano, de acordo com dados preliminares do INE, as vendas no exterior foram de 59 milhões de euros, o que compara com os 53,7 milhões verificados em dezembro de há dois anos.

O mentor do projeto “Funcruiser” é Mário Cristino, um engenheiro mecânico e mecânico de automóveis, de 44 anos, residente em Casal do Arqueiro, Batalha, que “gosta dos pequeninos Toyota Rav4 e sempre quis preparar um para o Todo o Terreno”. O seu navegador é o engenheiro mecânico Magno Bonifácio, de 25 anos, de Vale Salgueiro, Maceira

O centro histórico da vila da Batalha poderá receber “um investimento global superior a 375 mil euros”, no âmbito de uma candidatura do município ao Programa Valorizar que pretende “potenciar e dinamizar diversas intervenções específicas com forte impacto nas atividades económicas”.

Os emigrantes tinham depositados nas instituições bancárias do concelho 16,7 milhões de euros, de acordo com os dados mais recentes revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes a 2017.

 

Reabilitação

e mais PME Líder

A assembleia municipal aprovou por unanimidade aceitar a transferência da totalidade das novas competências a da Administração Central do Estado, previstas no primeiro pacote da “descentralização”.

A câmara municipal anunciou que vai avançar com delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Golpilheira no “âmbito da estratégia municipal de incentivo à reabilitação urbana”, com benefícios fiscais.

O número de PME Líder no concelho cresceu 57% no ano passado, em comparação com 2017, o melhor resultado entre os municípios do distrito, que em média regista uma subida de 10%.

A Associação de Propaganda e Defesa da Região da Batalha prevê chegar ao final do corrente ano com um resultado líquido superior a 25 mil euros, de acordo com o seu orçamento. O total de encargos previsto é de 553.725 euros.

O Tribunal de Leiria condenou a seis anos e meio de prisão um homem pelo crime de homicídio simples na forma tentada, por em 2017 ter atacado à facada a sua mãe de acolhimento, na Batalha. Já estava na cadeia a cumprir uma pena de cinco anos no âmbito de um processo por tentativa de homicídio da mulher.

Bombeiros

e Secundária

A Escola Secundária da Batalha foi a terceira melhor classificada do distrito de Leiria (76º lugar nacional), de acordo com o ranking efetuado com base nos dados divulgados pelo Ministério da Educação. A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira, repetiu o primeiro lugar do ano passado.

A câmara municipal aprovou um pacote de benefícios para os bombeiros voluntários, no valor anual de 25 mil euros, que inclui uma redução nos impostos e taxas municipais, filhos isentos do pagamento de refeições escolares, acesso preferencial a bolsas de estudo no ensino superior e gratuitidade nas piscinas e equipamentos municipais.

O Tribunal de Leiria determinou a prisão preventiva de um homem de 41 anos, residente na Batalha, por suspeita da prática de um crime de violência doméstica agravada, em que a vítima é a sua mãe, de 81 anos.

O festival Artes à Vila, promovido na Batalha, venceu a 4ª edição dos Prémios dos Festivais Ibéricos, na categoria de Melhor Novo Festival. O programador Luís Ferreira e 13 outros festivais e eventos culturais portugueses, foram igualmente distinguidos.

“Real Batalha”

e transportes

A Adega Cooperativa da Batalha decidiu assinalar o seu 60º aniversário com o lançamento de um vinho especial “Real Batalha/Reserva de 2017”, em garrafa magnum, numa série limitada de 1.333 exemplares. “O Real Batalha é pretexto para assinalar as celebrações importantes das nossas vidas”, referiu o gestor da adega, Ricardo Borges, explicando que resulta da “arte da adega de fazer vinhos especiais, aproveitando de forma magistral as vinhas trabalhadas por mãos hábeis e dedicadas que envolvem o Mosteiro da Batalha”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, que integra 10 municípios do centro e norte do distrito, incluindo o da Batalha, anunciou “a redução em 50% do tarifário dos passes dos transportes públicos”, o que corresponde a um investimento superior a meio milhão de euros.

O atleta Lucas Rafael Miranda (cinturão preto), que garantiu o 1º lugar na categoria até 75 quilos e a 3ª posição na classificação absoluta (sem limite de peso) no campeonato Porto Challenge de Brazilian Jiu Jitsu, começou a dar aulas no Centro Cultural Recreativo Quinta Sobrado e Palmeiros (Batalha).

Cooperação

e excelência

Uma delegação do Município da Batalha, constituída por autarcas e empresários, visitou a Ilha de Santiago, em Cabo Verde, com o intuito de reforçar parcerias de âmbito social, humanitário e empresarial.

O projeto de “Substituição do telhado e pintura da Capela Nossa Senhora do Rosário”, em Casais dos Ledos, foi o vencedor do Orçamento Participativo da Batalha.

A banda canadiana Social Hysteria, dos irmãos George e Alexandre Lopes, que têm ligações ao concelho da Batalha, participou no concerto mais longo de sempre validado pelo Guinness Book of Records.

O Concelho da Batalha regista o maior crescimento percentual de empresas distinguidas com o estatuto PME-Líder e o segundo mais significativo na tabela das PME-Excelência 2018.

Os presidentes do Turismo Centro Portugal e do Município da Batalha destacaram a importância da restauração durante a inauguração das novas instalações do restaurante Mosteiro do Leitão, na Batalha.

A Associação Tigre Shotokan Karaté-Do da Batalha conquistou 28 medalhas na 19ª Taça Nacional JSKA – Portugal, que decorreu no Pavilhão Municipal de S. Miguel, na Guarda.

Condenados

e escola nova

A reabilitação da Escola Básica e Secundária da Batalha foi pelo primeiro-ministro, após um investimento superior a 4,5 milhões de euros, 2,3 milhões dos quais resultantes de uma candidatura a fundos comunitários aprovada no âmbito do programa Centro 2020. O projeto abrangeu 11 edifícios, a requalificação de edifícios e espaços existentes, novas edificações para substituição de volumes construtivos desajustados, e as correspondentes demolições.

O Tribunal de Leiria condenou um casal Sérgio Silva e Tânia Tomé, com 32 e 36 anos, residente na Batalha a sete anos de prisão e cinco anos de cadeia com pena suspensa, por ter enganado dezenas de pessoas com o arrendamento de casas de férias. Foram acusados da autoria de 50 crimes de burla qualificada, um crime de burla qualificada, na forma tentada, e um crime de uso de documento de identificação alheio, com valores acima dos 14 mil euros.

A banda canadiana Social Hysteria, dos irmãos George e Alexandre Lopes, venceu a categoria de Rock Performance dos International Portuguese Music Awards (IPMA Awards), com o tema “Don’t Ask Don’t Tell”.

95 mil visualizações

de páginas

O site do Jornal da Batalha (www.jornaldabatalha.pt) registou 39.656 utilizadores no último ano, que correspondem a 68.583 sessões e 95 visualizações de páginas.

A maioria dos nossos leitores são homens (62%), correspondendo às mulheres uma fatia de 38%. Quanto à faixa etária, 72,36% dos leitores têm entre 35 e 54 anos de idade – o grupo maioritário é o dos 35 aos 44 anos, que corresponde a 31,42%.

As três notícias mais vistas desde julho de 2018 foram as que têm como temas a novela filmada na Pia do do Urso (3.393 visualizações), sobre o casal burlões acusado de 50 crimes (3.088) e acerca do videoclipe que Madonna filmou no Mosteiro Batalha (2.654 visualizações). No mesmo período há 10 notícias com registos acima das mil visualizações e 22 entre 500 e mil visualizações.

Quantos aos países, a maioria acede a www.jornaldabatalha.pt em Portugal (33.605 utilizadores), França (1.568) e EUA (1.306 utilizadores), merecendo ainda destaque a Suíça, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Brasil e Holanda.

No que respeita às cidades, lidera Lisboa (10.965 utilizadores), seguida por Leiria (7.266), Porto (4.647), Marinha Grande (2.111), Fátima (1.039) e Paris (727 utilizadores).

A generalidade dos leitores utiliza o telemóvel (74,74%). O computador pessoal é usado por 20,18% e o tablet por 5,07%.

 


NESTA SECÇÃO

Pedestal da autobiografia de Rihanna fabricado na Batalha

A versão de luxo da autobiografia visual da cantora Rihanna vai ser vendida com um pedestal ...

População do Reguengo contra novas pedreiras na freguesia

O pedido de licenciamento de uma exploração de pedra com mais de 12,1 hectares, que se encon...

Concelho pode candidatar-se a meio milhão para projetos rurais

A Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) tem abertas até 30 de setembro as...