Turismo quer dinamizar caminhos de fé e espiritualidade

O Turismo Centro de Portugal apresentou no dia 5 de junho a estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade no Centro de Portugal, “um produto em que a entidade regional de turismo aposta de forma decisiva e tem conquistado importância crescente na região”.

Além do Culto Mariano, cujo expoente máximo é Fátima, outros locais de culto e peregrinação têm ganho destaque, nomeadamente os Caminhos de Fátima, o Caminho de Santiago, a Rota Carmelita ou a Herança Judaica.

Numa conferência de imprensa, que decorreu nas Luz Charming Houses, em Fátima, foram apresentados novos materiais promocionais, como mapas e roteiros, que indicam aos turistas e peregrinos os locais a visitar no Centro de Portugal.

Além disso, foi também apresentado o Guia do Turismo Espiritual e Religioso, que foi publicado no semanário Expresso, e destacada a estratégia transfronteiriça comum de promoção do Turismo Religioso e Espiritual, entre regiões de Portugal e Espanha.

O reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas elogiou a aposta no turismo religioso e espiritual que tem sido “uma das marcas características do turismo no Centro de Portugal”.

“O crescimento exponencial do turismo em Portugal nos últimos anos contou também com contributo desta vertente espiritual e religiosa. Esta foi uma aposta estratégica do Turismo do Centro de Portugal, o que muito nos alegra, e nesse contexto Fátima ocupa um lugar especial, por ser o mais significativo e importante destino de turismo religioso português. A variedade de peregrinos que em cada ano acorrem a Fátima comprovam que este é de facto um santuário mundialmente conhecido”, sublinhou.

O presidente do Turismo Centro, Pedro Machado, “entende que este é o tempo de apelamos a esta dimensão da fruição turística associada à sua dimensão espiritual e à sua dimensão religiosa”.

O responsável desafiou depois os portugueses a conhecerem os destinos presentados: “Desafio os portugueses que não tinham pensado em realizar uma experiência de natureza espiritual ou religiosa a poderem fazê-lo, com pouco custo do ponto de vista material mas cheio de significado do ponto de vista da dimensão espiritual e da dimensão ética”.

“Ao volante pelo Centro de Portugal”

quer ajudar na retoma económica

A Turismo Centro de Portugal e a Sodicentro assinaram no dia 8 de junho, na Nazaré, o projeto “Ao volante pelo Centro de Portugal”, que resulta de um protocolo de colaboração entre as duas entidades.

O objetivo do projeto é contribuir ativamente para a retoma económica do sector turístico no Centro de Portugal, através de um conjunto de iniciativas a lançar nos próximos meses.

O projeto “Ao volante pelo Centro de Portugal” assume duas vertentes. Por um lado, a Sodicentro irá oferecer vouchers, no valor de 50 euros, a quem comprar viaturas nas suas instalações de Coimbra e Leiria, até 10 de julho. Os vouchers só poderão ser utilizados em empresas do sector turístico do Centro de Portugal que exibam o selo “Clean & Safe”, como forma de dinamizar a atividade turística local.

A segunda vertente do projeto prevê a utilização gratuita de viaturas da Sodicentro por parte de turistas que façam reservas de alojamento, restauração e atividades de animação turística em empresas do Centro de Portugal com o selo “Clean & Safe”, pelo período de até três dias. Esta oferta é válida para os primeiros 15 utilizadores que enviem os comprovativos para a Sodicentro, através do e-mail marketing@sodicentro.pt. As viaturas serão caracterizadas com o logótipo do Turismo Centro de Portugal.


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