Francisco André Santos

Diacrónicas

Trabalhar na coffee-shop?

Enquanto procuro emprego outra vez, encontro o Bill, que encontram no artigo “Como chegar aos 100?” ou, do outro lado da rua desse hostel onde eu trabalhava e o conheci. Neste outro lado, fica um hotel onde se hospeda após as regras de estadia temporária o obrigarem a mudar de número nesta noctívaga rua de Roterdão. Apesar de ter muito de personagem, volta aqui a ser referenciado por me ter dado mais um tema: “Francisco, escreve sobre as coffee-shops!”

Escrever sobre as coffee-shops? Talvez não seja a melhor ideia porque as pessoas em Portugal são um bocado conservadoras e pode “ficar mal”. Mas dei-lhe a chance e explorámos o tema: qual a tua primeira experiência com as coffee-shops? Aparentemente, há 12 anos, disseram-lhe para apagar o cigarro - “Mas está toda a gente aqui a fumar!” Não lhe serviram o café. Fazendo as contas, dos 77 anos que o americano tem, podia ter passado alguns anos com os hippies mas não percebeu que o que se estava a vender e fumar era marijuana, ou erva, canhões, ou paivas, ou o que lhes quiserem chamar.

Às vezes fazem-me a mesma jogada que fazia quando conhecia algum holandês. “Portugal é muito conhecido por as drogas serem legais, não é?” Até que sim, mas tal como na Holanda, não é bem assim. Varia, mas com erva, o limite no bolso são 5 gramas. Outros, pegam noutro evento: “já foste ao Boom?” Em contraste com as noticiais portuguesas acerca desse festival sobre os mais de 5 gramas que a policia de tudo e mais alguma coisa encontra – por aqui perguntam me sem esses preconceitos. Denotam-no como um festival humanista e sustentável. Talvez seja coisa de hippies, mas de repente percebo que mais de metade do escritório “smart casual” já foi ao Boom.

Recordo-me desses estereótipos que tinha dos holandeses. Aprendi há muitos anos que para esses essenciais turísticos, basta mudar o sotaque das palavras inglesas e usar o w como v em weed. O que não sabia é que se se trabalhar num escritório, entra-se, compra-se e sai-se da coffee-shop, não vá algum colega passar junto dessas grandes janelas que entre a vida pública e a vida privada, fumegam a transparência dos mexericos. São liberais mas não livres de julgamento. Até que um alemão me diz: “Francisco, há uma vaga na coffee-shop!”

Mas… e seu trabalhar na coffee-shop? Talvez não seja a melhor ideia, mas… Entre lavar pratos, fazer comida em festivais, ou ser guarda noturno, não será mais confortável trabalhar na coffee-shop? Será certamente mais fácil que trabalhar num bar, onde ora afogam as magoas, ora celebram a vida, com a violência ou degustação do álcool.

Acompanhado pelo Maas, irmão por afinidade, peço-lhe um minuto para ir à papelaria. À saída, pergunto-lhe porque é que ficou à porta. Com os seus 11 aninhos, diz-me que não podia entrar. Aparentemente, tinha confundido a papelaria com uma coffee-shop. Sabendo que o pai tem cancro, percebo-lhe o hábito. Deriva dessa droga que serve de medicina, como tantas outras drogas censuradas servem, para a dor que o pai procura aliviar. É aquilo que tem permitido o Maas ter pai há uma série de anos.

Espero que me liguem do hotel, mas se assim não for… trabalhar numa coffee-shop? Será algo entre um bar ou uma farmácia? Porque não? Por favor, livrem me dos meus julgamentos.


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...