Ana Caseiro (Cozinheira)

À Mesa

Tomate, uma fruta ou vegetal?

Em termos botânicos é considerada fruta porque surge da parte reprodutiva da flor onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. Contudo, grande parte dos nutricionistas refere o tomate como vegetal por ter hidratos de carbono vitamina A e C e baixo nível de açúcar.

O tomate é originário do Peru e chegou ao continente europeu por volta do século XVI. Desde então, é confecionado nas mais variadíssimas formas, cru como salada ou sumo, em compotas/doces (conservação em açúcar), cozinhado em guisados, sopas ou assados. É um produto muito utilizado na alimentação mediterrânea.

No mercado podemos encontrar várias espécies como tomate chucha, cherry (cereja), coração de boi, tomate rama.

Como é época dele, decidi homenageá-lo com a seguinte receita “Sopa de tomate com agriões e ovos”, de uma Teleculinária de outubro de 1978, uma revista semanal de cozinha e doçaria com a direção culinária de António Silva (29 março 1934) que e achei bastante interessante. Segue a lista de ingredientes.

400 gramas de batatas

3 tomates maduros

1 cebola

60 gramas de margarina

1 molho de agriões

2 ovos

1 pão bola

Orégãos q.b.

Sal q.b.

Preparação:

Descasque e corte as batatas, cebola e os tomates em cubos pequenos e coloque tudo a cozer em 1,5 litros de água temperada com sal. De seguida trate dos agriões, lave e escolha os raminhos. A parte coloque os dois ovos a cozer em água durante 10 minutos e depois retire o excesso de água, deixe arrefecer e descasque-os. Corte o pão em cubos (tamanho de croutons) e disponha num tabuleiro temperado com sal, orégãos e fio de azeite e coloque no forno durante 25 minutos a 160ª graus.

Depois de cerca 30 minutos de cozedura, triture a sopa com varinha mágica e passe pelo passe-vite (ou passador de rede), e leve novamente ao lume mexendo sempre para não pegar ao fundo e adicione o molho de agriões e a margarina. Deixe cozinhar a sopa mais sete minutos e retifique de tempero sal e orégãos. Corte os ovos cozidos as rodelas, e decore a sopa com os ovos e os croutons de pão.

Uma outra receita que adoro nesta época é uma rica salada de tomates, molho pesto, queijo ilha e presunto. Tão simples como cortar várias espécies de tomates, um coração de boi cortado em rodelas, tomate cherry cortado ao meio e tomate rama cortado em rama e colocar numa taça. De seguida fazer o molho pesto com 1 molho de manjericão, cerca de 50 gramas de pinhão, com 50 gramas de queijo ilha e 200 ml de azeite, triturar tudo com ajuda de uma varinha magica e temperar com sal a gosto. A parte tenha o queijo cortado e fatias de presunto. Na taça onde já tem os tomates coloque o queijo e o presento e pinhão inteiro e no final tempere com o pesto. Simples e fresco para o verão.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...