Joana Magalhães

Pestanas que falam

Ter um irmão e ser irmã

Ter um irmão é ter um parceiro na vida. Daqueles como nas séries policiais que dão a vida um pelo outro sem pensar duas vezes. Ter um irmão é saber que nunca se vai estar sozinho, sejam quais forem as circunstâncias em que cada um se encontre na vida. Seja nos momentos de gargalhada, seja nos momentos de lágrimas, um irmão é a única pessoa que vai estar do teu lado sem questionar por quê. E isso é fácil explicar.

Um irmão das duas uma, ou esperou por ti e viu-te nascer ou então quando nasceu tu já lá estavas para o receber. Um irmão é a única pessoa que durante muitos anos vive todos os dias ao teu lado, conhece os teus pais como tu conheces, conhece as tuas rotinas, conhece os teus gostos, conhece cada singularidade tua. E conhece tudo isto mesmo no meio das birras para ficar com o comando da televisão, da teimosia para não entrares no quarto dele e da correria para ver quem toma banho primeiro.

Só o teu irmão sabe todas as tuas histórias, sabe tudo o que viveste e tudo o que sentiste. Porque esteve sempre lá. Mesmo nas alturas em que não falaram nem estiveram juntos tanto quanto queriam, o teu irmão sabe sempre como te sentes e quando não sabe, volta sempre para perguntar. Há aquele friozinho no estômago que avisa "passa-se alguma coisa".

O teu irmão é o único que pode dizer ao teu namorado "partes-lhe o coração, eu parto-te o pescoço" [já o editor deste texto pode informá-lo que tem uma espingarda carregada para o caso de ele a magoar] e não ser levado a mal mas fazer passar a mensagem.

O teu irmão é o teu protetor, o teu amigo. Ter um irmão é ter um parceiro na vida. Quem tem um irmão sabe que nunca vai estar sozinho, por muito que as coisas afunilem, um irmão está sempre lá para devolver um sorriso rasgado. Mas eu sou suspeita, porque o meu irmão é o melhor do mundo, esteja onde estiver. Mesmo sem ler este texto.


NESTA SECÇÃO

Eça de Queirós e a sua estada em Leiria

Foi há cento e cinquenta anos que Eça de Queirós esteve em Leiria no desempenho das funções ...

Turismo, de onde vens, para que te quero

A dependência do país No ano de 2019, representando 15.3% do PIB, o setor turístico confi...

Conservar e aproveitar o que a natureza oferece

A natureza é generosa e frequente nesta época. O nosso quintal está produzir mais do que nec...