Tenossinovite de De Quervain

Na edição de maio dedica-se o presente artigo ao tema Tenossinovite de De Quervain. Uma tenossinovite é uma inflamação de um tendão (tendinite) associada à inflamação da bainha protetora que cobre esse mesmo tendão.

A tenossinovite ou síndrome de De Quervain é uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente o longo abdutor e o curto extensor do polegar, na zona onde atravessam uma bainha fibrosa espessa. Foi descrita pela primeira vez pelo médico suíço Fritz De Quervain, no ano de 1895, daí a atribuição do seu nome à disfunção.

As causas da tenossinovite de De Quervain são desconhecidas, contudo na maioria dos casos está associada ao sobre-uso, quer nas atividades da vida diária quer na atividade laboral ou por patologia reumatismal. Qualquer atividade que envolva movimento repetitivo do punho e mão, tais como: jardinar, jogar ténis, tocar piano ou pegar num bebé, pode desencadear e/ou agravar a sintomatologia.

A tenossinovite de De Quervain está associada a diversas atividades laborais que exijam posturas mantidas ou gestos repetitivos atingindo, sobretudo trabalhadores manuais (como empregados fabris, pintores, músicos); o que constitui uma doença do trabalho ou doença profissional.

Esta disfunção afeta essencialmente adultos entre os trinta e os cinquenta anos; as mulheres são dez vezes mais afetadas que os homens.

Os sinais e sintomas da tenossinovite são: Dor ao longo do polegar que aparece gradualmente; Progressivamente a dor será sentida no punho e pode irradiar até ao antebraço. As queixas geralmente pioram com a atividade (principalmente na preensão e torção do punho). Em situações mais severas pode existir edema ao nível do punho e a dor estará presente mesmo em repouso.

O diagnóstico da lesão terá que ser sempre realizado por um médico especialista que definirá o melhor método de tratamento.

A Fisioterapia apresenta bastante eficácia no tratamento desta lesão. Paralelamente aos tratamentos de Fisioterapia, numa fase inicial da lesão é indicado repouso do utente/atleta e aplicação de gelo local.

É de salientar a importância do exercício físico regular e dos alongamentos na prevenção deste tipo de lesões de sobre-uso. Qualquer indivíduo deverá alongar no seu dia-a-dia consoante as suas necessidades, quer exigidas pela atividade laboral quer pelas atividades desportivas ou de lazer.


NESTA SECÇÃO

Lançamento da Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde”

A nova Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde” foi lançada recenteme...

A pergunta para um milhão de euros: e quando vai deixar de fumar?

A pergunta ecoa pelo consultório. Segue-se um momento de silêncio ou um suspiro. Outras v...

DPOC: um desafio de saúde pública

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) obriga a cuidados especializados de saúde. É, ta...