João Ramos

Fisioterapeuta

Tendinopatia de Aquiles

O Tendão é um cordão fibroso, constituído por tecido conjuntivo e que permite a inserção dos músculos nos ossos. Os tendões são a parte esbranquiçada, rija e não contrátil dos músculos estriados.

O Tendão de Aquiles é o mais forte do nosso corpo, conseguindo suportar até doze vezes o peso corporal. Localiza-se na região posterior do tornozelo e une os músculos do Tricípete Sural da perna ao osso do calcanhar.

A lesão do tendão de Aquiles ocorre mais nos homens, sobretudo na faixa etária entre os trinta e cinquenta anos; indivíduos que pratiquem exercício físico regular apresentam também maior probabilidade de desenvolver disfunção.

A Tendinopatia de Aquiles é uma das lesões mais frequentes no atletismo e ocorre com maior incidência nos atletas de fundo e meio fundo, mas também com alguma frequência nos velocistas e saltadores.

Tendinite é um termo geral que é utilizado para descrever o processo inflamatório do tendão. O facto desta estrutura ser pouco irrigada, pode levar à alteração das fibras provocando uma degeneração e atrofia intratendinosa (tendinose).

Sintomas: dor e rigidez matinal do tendão de Aquiles; dor ao longo do tendão que piora com a atividade, na sua fase inicial pode desaparecer com o aquecimento; espessamento do tendão, que piora ao longo do dia.

Causas: alterações anatómicas do pé (supinador/pronador); dismetria dos membros inferiores; diminuição da flexibilidade/força; desequilíbrios musculares; excesso/aumento de peso; aumento da intensidade do treino; mudanças de piso/terreno; troca de calçado.

A prevenção da lesão é sem dúvida a melhor perspetiva de tratamento. Cada vez mais os atletas do desporto de alto rendimento apostam na prevenção e cada indivíduo, mediante as suas necessidades, deveria investir também na prevenção da lesão.

A fisioterapia tem muita eficácia no tratamento desta disfunção, em caso da presença de sintomas, é recomendada uma avaliação com o seu fisioterapeuta.

Para os mais curiosos, aconselho pesquisar na Internet com os termos ”Eccentric Heel Drop Exercise Protocol”, um bom protocolo de prevenção para a Tendinopatia do Aquiles.

 


NESTA SECÇÃO

Em tempo de Covid, “contar carneirinhos” não chega

Março é um mês de mudança, onde a primavera bate à porta e o sol começa, timidamente, a apar...

Reabriu a extensão de saúde do Reguengo do Fetal

A extensão de saúde do Reguengo do Fetal reabriu no dia 15 de março, após obras de conservaç...

Antibioterapia. Da farmacologia à terapêutica: o melhor uso possível

Conhecemos hoje, melhor do que nunca, a população microbiológica associada aos doentes com i...