Sons do Lena vence festival ”Paisagens da Nossa Terra”

O grupo Sons do Lena ganhou o 1º Prémio do Festival de Música Tradicional ”Paisagens da Nossa Terra”, de homenagem a Alfredo Keil, promovido em Lisboa este sábado, 18, pelo Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico (IST).

O concurso, que decorreu no salão nobre do IST, contou com a participação dos agrupamentos Flor do Trevo (Vila Franca de Xira), Sons do Lena (Batalha), Cantares Despertar Alentejo (Campo Maior), Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha (Idanha a Nova), Rancho Folclórico Flor do Sabugueiro (Tarouca), O Alborca (Alverca do Ribatejo) e Cantares Tradicionais do IST.

O espetáculo incluiu ainda uma exibição da arte marcial tradicional portuguesa, o jogo do pau, pelo Ginásio Clube Português.

O evento cultural de divulgação de música tradicional, designado "Paisagens da Nossa Terra", que decorreu durante a tarde e assinalou os 110 anos da morte de compositor e pintor Alfredo Keil, incluiu ainda uma pequena exposição de trabalhos do autor.

Alfredo Keil foi o compositor do Hino Nacional "A Portuguesa" e, por exemplo, da obra "Tojos e Rosmaninhos". Os grupos participantes no festival apresentaram nos seus reportórios poemas de Alfredo Keil, com arranjos musicais inéditos.

No final do festival, o grupo Gaitilena - Gaiteiros da Batalha, tocou o Hino Nacional em gaita de foles.

O grupo Sons do Lena nasceu na Batalha, em finais de 1986, com a finalidade de formar tocadores de cavaquinho. Ainda que este tivesse sido o instrumento único nos primeiros espectáculos, rapidamente expandiu as suas potencialidades, acrescentando outros à medida que evoluiu no estudo e conhecimento etno-musical, com especial incidência na região.

O agrupamento dedica-se à recolha da tradição musical, à preservação da tradição oral, à promoção, construção e exposição de instrumentos musicais, à formação de tocadores instrumentistas e a outras actividades culturais. Promove o Festival de Música Tradicional da Batalha.


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...