Seniores da Batalha fazem peça sobre emigração

A turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha está a desenvolver um projeto de representação sobre a emigração portuguesa em França, no início da década de 1970, que será apresentado durante o convívio de batalhenses na região de Paris, marcado para 17 de novembro.

A peça, intitulada “O Salto”, aborda a vida de um português que, sem futuro no seu país, é obrigado a saltar a fronteira à procura de um novo rumo, acabando por fixar-se nos bidonvilles (bairros de lata) localizados nos subúrbios da região de Paris.

A turma terá oportunidade de visitar os locais mais simbólicos da diáspora portuguesa na região de Paris, a convite da comunidade batalhense radicada na capital francesa.

O multiculturalismo e a emigração são o mote para a viagem, que inclui uma visita ao Museu da História da Emigração, homenageando comendador Batista de Matos, natural do Concelho da Batalha, retratado no espaço museológico.

A Academia Sénior promove atividades de formação e de expressão lúdica junto da população sénior do concelho e a deslocação a Paris enquadra-se no projeto municipal designado “Erasmus Sénior – Viver +”.

Na vertente da promoção cultural e do turismo sénior, estão em desenvolvimento ações que envolvem deslocações a diversos destinos nacionais. A primeira visita foi à cidade de Aveiro, no sábado, 27.

O programa “Erasmus Sénior – Viver +” proporciona uma oportunidade aos cidadãos seniores do Concelho da Batalha de descobrirem novos destinos mas, sobretudo, conhecerem melhor a nossa histórica e cultura”, explica o presidente da câmara municipal, Paulo Batista Santos.

Foto: Gérald Bloncourt


NESTA SECÇÃO

Filme sobre procissão dos caracóis ganha prémio de turismo

O filme “Procession of the Snails” (“Procissão dos Caracóis”), da autoria de Rui Miguel Pedr...

Batalha leva livros e filmes a casa de idosos

A Biblioteca Municipal da Batalha lança em novembro um novo projeto, intitulado “Biblioteca ...

Instrumentos musicais e heráldica do Mosteiro

Continuo neste número a falar na heráldica da Capela do Fundador, talvez simples divagações ...