Célia Ferreira

A.M.H.O. A.Minha.Horta

“Semeia e cria e viverás com alegria”

O mês de março já tem os dias com mais horas de sol, e ele interfere no nosso bem-estar. E bem estar é algo que também devemos cultivar em nós, todos os dias, criar o hábito diário de realizar aquela pequena (ou grande) ação que dê bem estar, tal como uma caminhada, ouvir musica, cantar, dançar, tricô, meditar, e também cultivar, afinal a sabedoria popular diz: “Semeia e cria e viverás com alegria”

Neste mês em particular os nossos quintais ganham mais cor e isso transmite mais vivacidade, dada a exuberância do crescimento das plantas.

Deixemo-nos inspirar por esse entusiasmo.

Este é o mês de sementeiras e plantações por excelência.

Hortiicolas para Semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, acelgas, agriões, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves- repolho, espinafres, ervilhas, feijão, malaguetas, nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula, calêndulas.

Se suspeitar de geadas, coloque alguns ramos de plantas selvagens durante a noite sobre as sementeiras

Jardim, Semear: amores perfeitos (só os de flor pequena é que são os naturais e pode comer as suas flores), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim.

Arbustos e árvores de fruto para plantar: Amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.

 


NESTA SECÇÃO

Regras do apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade

  Foi criado pelo Decreto Lei (DL), n.º 46-A/2020, alterado pelo DL n.º 90/2020, de 19/10...

Infante D. Henrique, o Navegador

A 4 de março de 1394, nasceu, no Porto, o Infante prodígio da Ínclita Geração: D. Henrique, ...

Todos os seres vivos morrem

Agora que a pandemia nos atingiu seriamente, muito se fala do número de óbitos existentes a ...