Horácio Moita Francisco

Comissão Política Concelhia do CDS da Batalha

Sem medos!

Nunca é tarde de mais para começarmos a lutar e combater a demagogia, a hipocrisia, as inverdades maléficas destes novos velhos, “génios, sapientes e iluminados”, a que, na minha terra, usam chamar atos de canalhice. Só assim é que “defendemos os valores cívicos, humanos, cidadania, coerência, dignidade, seriedade, verticalidade, rigor, respeito e responsabilidade, da nossa cultura, educação, tradições e a verdade, pois estes são os únicos princípios, para qualquer ser humano se tornar num verdadeiro homem ou mulher.

Pois, ao que parece, o presidente Raul Castro, que também é vice-presidente da assembleia geral da Federação de Andebol de Portugal, independente, encapotado de PS, juntamente com os seus acólitos vereadores da sua maioria, adjuntos e assessores, entre outros que trouxe consigo do Município de Leiria, cometeram um verdadeiro conflito de interesses, com a proeza de desenterrar uma praia para o andebol e para a qual, terão que ser responsabilizados.

Todos recordamos, das afirmações destes aquando da sua tomada da posse, que o Município da Batalha, estava totalmente endividado e sem verbas para fazer quaisquer investimentos. Ficamos assim estupefactos ao vermos este juntamente com os seus acólitos, jobs for the boys, mais os vendidos, responsáveis do executivo anterior, que o acompanharam, a criarem mais despesas fixas para o município que, obviamente, todos nós vamos ter de pagar, com os nossos impostos.

Enquanto isso, salvo o devido respeito, todos estes, maléficos inverdadeiros compulsivos, embebidos aparentemente de enorme falta de coerência, dignidade e seriedade, se vão divertindo. Razão pela qual, sem medos, dizemos a este (s) “génio” (s) iluminado (s), que mais uma vez, vieram mostrar os seus dotes

e rasgos criativos, de descobridores e exploradores, pois veja-se, até, conseguiram a proeza de desenterrar uma praia, com séculos de história na Batalha. Ao que parece já advém da dinastia Avis, para a prática de andebol de praia, o que, mostra bem, a forma de estar e pensar destes senhores.

Dai, sermos levados e tentados a pensar que esta gente não conhece os valores e princípios, culturais, educacionais e formação social, pois a sua forma de viver terá sido sempre na base das inverdades, da demagogia, da hipocrisia, da vingança. Isto se considerarmos, que o andebol de praia tem cerca de três décadas de existência e que sempre foi praticado e desenvolvido entre as Praias do Pedrogão, São Pedro de Moel, Paredes da Vitória e Nazaré.

Somos uns fervorosos e reais defensores da cultura e do desporto, mas este é um tipo de atitude e ato, puramente revelador de comportamentos atrozes, de vingança de Raul Castro, ao seu eis vice-presidente de Leiria, assim como, ao da Marinha Grande, o que nos leva a fazer uma pergunta direta e frontal aos dois diga-se, a Gonçalo Lopes e Aurélio Ferreira: recusaram apoiar a iniciativa? Se não, porque ficaram calados, a esta denominada canalhice? Pois o proverbio é antigo, quem cala consente - se assim for, seremos levados e tentados a pensar, estarmos perante ações consertadas, salvo o devido respeito, aparentemente menos sérias, passíveis de interesses de clientelas, maçónicas socialistas entre outras.

E teremos que dizer, sabendo ser difícil, para terem vergonha na cara. Ficando ainda estas perguntas e considerações, também, para a Associação de Andebol de Leiria. Permitam-nos, assim caro/a (s) leirienses, marinhenses e batalhenses, que vos digamos, acordemos para a vida.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...