Segredos do mosteiro em 40 curiosidades

O livro “Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento”, da autoria de Rui Borges Cunha, que foi apresentado no dia 10 deste mês, na Batalha, pretende suscitar a curiosidade dos portugueses, atualmente apenas 20% do total de visitantes do monumento património da humanidade.

A obra infantojuvenil, com ilustrações de Luís Taklim, reúne informação desde a fundação até à atualidade do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e destina-se em particular às crianças dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.

O autor, responsável pela divisão da educação, cultura e desporto da Câmara da Batalha, onde trabalha há 18 anos, concentrou em “Mosteiro da Batalha – 40 curiosidades sobre o monumento” um conjunto de histórias que constituem um argumento para os portugueses - sobretudo os mais jovens – quererem conhecer melhor o monumento.

É que no ano passado o Mosteiro da Batalha registou 492.093 entradas de bilheteira, mas cerca de 80% foram de estrangeiros.

Os estilos arquitetónicos, os mestres que contribuíram para a construção, a originalidade das técnicas ou espaços já desaparecidos enquadram algumas das curiosidades, numa obra em que Rui Borges Cunha procurou que houvesse informação nova ou atualizada e diferente daquela que é habitual encontrar sobre o monumento.

O Dia Mundial da Criança,dia 1 deste mês, o livro foi distribuído ao alunos dos 2º e 3º ciclos ensino básico do Agrupamento de Escolas da Batalha.

A obra foi apresentada no auditório do Mosteiro da Batalha, pelo historiador e etnógrafo José Travaços Santos.


NESTA SECÇÃO

Banda com raízes no concelho vence concurso internacional

A banda canadiana Social Hysteria, dos irmãos George e Alexandre Lopes, que têm ligações ao ...

Travaços Santos é sócio da Sociedade de Geografia

O investigador batalhense José Travaços Santos recebeu o Diploma de Sócio Correspondente da ...

"Tenor do Povo" dá concerto grátis na Batalha (c/vídeo)

A zona frontal do Mosteiro da Batalha é o cenário para um concerto único do conceituado arti...