Secundária é a terceira melhor escola do distrito

A Escola Básica e Secundária da Batalha é a terceira melhor classificada do distrito de Leiria (76º lugar nacional), de acordo com o ranking efetuado com base nos dados divulgados em fevereiro pelo Ministério da Educação.

A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira (Leiria) repete o resultado do ano passado e lidera a tabela das escolas referente ao distrito ao nível do ensino secundário. Alcançou o resultado apesar de ter descido três lugares a nível nacional em relação ao ano anterior (foi 37ª e é agora 40ª). É a terceira escola pública mais bem classificada do país.

A região conta ainda com outra escola entre as dez mais bem classificadas entre as públicas do país: a Escola Secundária de Raul Proença, nas Caldas da Rainha (48ª no ranking geral e segunda no distrito).

O Agrupamento de Escolas da Batalha, considerando os estabelecimentos de ensino com o mesmo contexto, é a primeira escola pública do país nos resultados na disciplina de Geografia, ocupando a 16ª posição no universo do ensino público e privado.

A Escola Básica e Secundária da Batalha superou o valor esperado, 10,71 valores, ao obter 11,59 – valor este que compara com os 11,20 alcançados em 2017.

Quanto aos resultados referentes aos exames do 9º ano, Leiria consegue a liderança e o 14º posto a nível nacional com o Colégio Nossa Senhora de Fátima. Segue-se o Colégio Conciliar Maria Imaculada, também de Leiria (53º) e o Externato Liceal de Albergaria dos Doze, Pombal (82º). A escola pública do distrito mais bem posicionada é a Escola Básica de Santa Catarina da Serra (Leiria), com o 93º lugar no país.

No ensino básico, o Agrupamento de Escolas da Batalha melhorou os seus resultados, tendo subido 29 posições.

A média nacional é de 10,63 valores, ligeiramente inferior à obtida pelo distrito de Leiria (10,72), realçando-se os 12,35% alcançados pelos alunos da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer.

O 20 foi conquistado a físico-química na Escola Secundária da Batalha e na Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.

As melhores notas no exame de português foram 19,20, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria), e no Colégio João de Barros (Pombal).

O 19,40 foi o melhor conseguido pelos alunos da região no exame de biologia e geologia, registado na Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha).

Por outro lado, nas 63 escolas onde se realizaram exames do 9º ano na região de Leiria, há 13 com uma taxa e retenção de 0%, a maioria estabelecimentos escolares públicos. Nestas escolas todos os alunos passaram para o 10º ano.

O universo nacional das escolas públicas e privadas é composto por 624 estabelecimentos de ensino com exames do ensino secundário e 1.204 com provas do 9º ano de escolaridade.


NESTA SECÇÃO

Bolsas duplicam para alunos que forem para os Açores

A Câmara da Batalha anunciou que vai duplicar o valor das bolsas de estudo a atribuir aos jo...

Escola requalificada abre portas a projeto sempre inacabado

A obra de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha foi inaugurada no dia 7 de...

Casal de burlões condenado por arrendar casas alheias

O Tribunal de Leiria condenou um casal residente no Concelho da Batalha a sete anos de prisã...