Saneamento alargado serve mil habitantes e custa 1,2 milhões

As obras de alargamento da rede de saneamento básico nas freguesias da Batalha e Golpilheira começaram no início do mês, vão servir mil habitantes e estão orçamentadas em 1,2 milhões de euros.

Estas infraestruturas possibilitam o aumento da população servida pela rede de águas residuais domésticas, bem como um acréscimo no número de alojamentos (mais 450) a servir pela rede de águas residuais domésticas, com vista à otimização da capacidade instalada e da adesão ao serviço, cujo investimento se traduz na execução das redes e ligação à ETAR Norte/Coimbrão.

“As intervenções visam ainda garantir a melhoria das condições ambientais em lugares do concelho da Batalha, através da execução de sistemas de drenagem de águas residuais domésticas a convergir para sistema multimunicipal de despoluição das bacias do Lena, Lis e Ribeira de Seiça, garantindo o fecho da malha de sistemas de saneamento existentes”, explica a autarquia em comunicado.

Para a realização deste projeto, a edilidade assegurou um apoio comunitário de 600 mil de euros, correspondente a 85% da componente do investimento elegível.

“Estamos a concretizar um dos grandes objetivos do município, que é o alargamento do saneamento básico”, destaca o presidente da edilidade.

“Trata-se de uma obra estrutural para melhorar as condições ambientais do concelho, que, apesar do apoio comunitário já garantido, implica o necessário investimento por parte da câmara, só possível graças à sua saúde financeira”, acrescenta Paulo Batista Santos.

Para o autarca, “a instalação do saneamento é daquelas obras que não se veem, porque se fazem debaixo da terra, mas trata-se de um empreendimento estratégico, essencial para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes”.


NESTA SECÇÃO

Carnaval põe 1.500 miúdos e graúdos a desfilar na vila

O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma p...

SEF investiga emigração ilegal e lenocínio na Batalha

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou buscas em dois estabelecimentos de div...

Presidente da câmara designado para o Comité das Regiões da UE

O presidente da Câmara da Batalha foi designado pelo conselho de ministros para integrar a d...