Saneamento alargado serve mil habitantes e custa 1,2 milhões

As obras de alargamento da rede de saneamento básico nas freguesias da Batalha e Golpilheira começaram no início do mês, vão servir mil habitantes e estão orçamentadas em 1,2 milhões de euros.

Estas infraestruturas possibilitam o aumento da população servida pela rede de águas residuais domésticas, bem como um acréscimo no número de alojamentos (mais 450) a servir pela rede de águas residuais domésticas, com vista à otimização da capacidade instalada e da adesão ao serviço, cujo investimento se traduz na execução das redes e ligação à ETAR Norte/Coimbrão.

“As intervenções visam ainda garantir a melhoria das condições ambientais em lugares do concelho da Batalha, através da execução de sistemas de drenagem de águas residuais domésticas a convergir para sistema multimunicipal de despoluição das bacias do Lena, Lis e Ribeira de Seiça, garantindo o fecho da malha de sistemas de saneamento existentes”, explica a autarquia em comunicado.

Para a realização deste projeto, a edilidade assegurou um apoio comunitário de 600 mil de euros, correspondente a 85% da componente do investimento elegível.

“Estamos a concretizar um dos grandes objetivos do município, que é o alargamento do saneamento básico”, destaca o presidente da edilidade.

“Trata-se de uma obra estrutural para melhorar as condições ambientais do concelho, que, apesar do apoio comunitário já garantido, implica o necessário investimento por parte da câmara, só possível graças à sua saúde financeira”, acrescenta Paulo Batista Santos.

Para o autarca, “a instalação do saneamento é daquelas obras que não se veem, porque se fazem debaixo da terra, mas trata-se de um empreendimento estratégico, essencial para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes”.


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

Batalha distingue cidadãos exemplares com medalhas de mérito

A autarquia da Batalha homenageou com medalhas de mérito, na sessão solene do Dia do Municíp...

28º Jantar da diáspora batalhense marcado para 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de...