Helena Barreiros

Carta de Leitor

Saber preservar e restaurar o nosso património

Ao executivo camarário do Município da batalha

(Senhor presidente)

 

O nosso património histórico arquitetónico representa parte da nossa história local, nacional, mundial que, por isso, urge preservar. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória classificado como património da humanidade, e inscrito na lista do património mundial da UNESCO, em 1983, é disso um nobre exemplo, merecendo, de todos nós, cultivar essa consciência cívica e patriótica.

O material pétreo utilizado na sua construção é, como noutras edificações semelhantes, sujeito à ação de uma série de agentes que contribuem para a sua degradação, nos quais se incluem os climáticos e meteorológicos, biológicos, geológicos e os humanos, tendo o Mosteiro de Santa Maria da Vitória vindo a sofrer os efeitos nefastos provocados pelos mesmos ao longo do tempo…

Quando um executivo camarário demonstra ter este nível de consciência, é um facto digno de louvar. Na realidade, feito o diagnóstico, através de estudos encomendados, e apurados os resultados, estes apontam para o impacto provocado no monumento pelo ruído, as vibrações e o dióxido de carbono emitido pelo intenso tráfego rodoviário circulando na EN1.

O projeto em execução inclui a construção de barreiras em betão camufladas por árvores, arbustos e milhares de plantas. A intervenção está orçada em cerca de 577 mil euros, suportados pelo município e por fundos comunitários do FEDER, que assegura um financiamento de 85% do custo total.

Até este ponto, digo: Tudo bem.

Passando a uma segunda fase, coloca-se a questão da manutenção da obra.

Ora, eu, na qualidade de ativa e consciente cidadã, e munícipe contribuinte deste concelho, questiono: onde está o plano, quem o executa, e quais os custos desta manutenção?

Senhor Presidente: o cargo que ocupa, por eleição, exige que saiba gerir a coisa pública, “res pública”, de forma sustentável, pondo de parte a demagogia barata e a exibição de obras e outros feitos, porventura em detrimento do bem comum.

A infraestrutura que está a ser instalada em frente ao Mosteiro da Batalha poderá contribuir para a diminuição do impacto geológico nas estruturas do monumento, mas haverá certamente outra solução menos onerosa para o erário público, ou seja de todos nós.

“Nós não herdámos a Terra dos nossos antepassados, nós tomámo-la de empréstimo às gerações futuras”, Antoine Saint-Éxupery. Mas há um preço da memória.

Cordialmente,

Helena Barreiros

Professora do Agrupamento de Escolas da Batalha,

Munícipe do Concelho da Batalha,

4 de fevereiro de 2018


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...