Revitalização da Golpilheira em discussão pública

Está a decorrer até ao dia 30 de junho o período de discussão pública dos projetos submetidos ao Concurso de Arquitetura Mateus Fernandes, uma iniciativa criada pela Câmara da Batalha em 2016 com “o objetivo de promover, valorizar e salvaguardar o património arquitetónico e urbanístico do concelho”.

Esta edição do prémio distinguirá a melhor proposta para a requalificação do espaço público envolvente ao Centro Cívico da Freguesia da Golpilheira. A Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, foi o palco das ideias da edição anterior.

“A opção do município em associar esta iniciativa de reabilitação urbana à freguesia da Golpilheira relaciona-se com a criação, em 2019, da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e que concretiza uma estratégia de investimento a curto e médio prazo para toda a zona central desta localidade”, explica a autarquia em comunicado.

A ARU da Golpilheira “visa contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente urbano da freguesia, incentivando as intervenções na recuperação e/ou requalificação do edificado, procurando promover a fixação da população, estimular as atividades económicas e beneficiar as condições de mobilidade”.

“A Golpilheira é um lugar com forte tradição religiosa, onde as atividades recreativas, desportivas e culturais assumem um papel preponderante na vida da comunidade, pelo que a presente edição do concurso valorizará o espaço público e as principais atividades da freguesia”, explica o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.

A população é chamada a participar no período de discussão pública, “atendendo à importância dos projetos submetidos a concurso”, estando as propostas disponíveis para consulta na Junta de Freguesia da Golpilheira e no Centro Recreativo.

Poderão ainda ser acedidas através do link https://forms.gle/TgAVPuf5Qw16mjQh9 estando ainda disponível um questionário online para preenchimento.


NESTA SECÇÃO

Valorlis em campanha de inclusão para aumentar a reciclagem

A Environment Global Facilities (EGF) e as suas 11 concessionárias – entre as quais a Valorl...

Câmara sujeita a ter de indemnizar empresas de exploração de pedra

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria aceitou uma providência cautelar, interposta pe...

Autarca representante do Comité de Acompanhamento do Centro 2020

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, foi eleito no dia 4 de novembro, em...