Revitalização da Golpilheira em discussão pública

Está a decorrer até ao dia 30 de junho o período de discussão pública dos projetos submetidos ao Concurso de Arquitetura Mateus Fernandes, uma iniciativa criada pela Câmara da Batalha em 2016 com “o objetivo de promover, valorizar e salvaguardar o património arquitetónico e urbanístico do concelho”.

Esta edição do prémio distinguirá a melhor proposta para a requalificação do espaço público envolvente ao Centro Cívico da Freguesia da Golpilheira. A Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, foi o palco das ideias da edição anterior.

“A opção do município em associar esta iniciativa de reabilitação urbana à freguesia da Golpilheira relaciona-se com a criação, em 2019, da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e que concretiza uma estratégia de investimento a curto e médio prazo para toda a zona central desta localidade”, explica a autarquia em comunicado.

A ARU da Golpilheira “visa contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente urbano da freguesia, incentivando as intervenções na recuperação e/ou requalificação do edificado, procurando promover a fixação da população, estimular as atividades económicas e beneficiar as condições de mobilidade”.

“A Golpilheira é um lugar com forte tradição religiosa, onde as atividades recreativas, desportivas e culturais assumem um papel preponderante na vida da comunidade, pelo que a presente edição do concurso valorizará o espaço público e as principais atividades da freguesia”, explica o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.

A população é chamada a participar no período de discussão pública, “atendendo à importância dos projetos submetidos a concurso”, estando as propostas disponíveis para consulta na Junta de Freguesia da Golpilheira e no Centro Recreativo.

Poderão ainda ser acedidas através do link https://forms.gle/TgAVPuf5Qw16mjQh9 estando ainda disponível um questionário online para preenchimento.


NESTA SECÇÃO

Vivência dos frades dominicanos na Batalha contada em livro por Rui Borges Cunha

“O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha” é o tít...

Projeto à procura da vaca-ruiva regressa este sábado ao Concelho da Batalha

O projeto vaca-ruiva regressa ao concelho da Batalha na noite deste sábado, dia 16, com uma ...

30ª FIABA traz de volta à Batalha o artesanato, gastronomia e música até domingo

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA)...