Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Remédio para a mosca e o pulgão

Neste início de setembro parece que temos finalmente o verão, com dias de grande calor, o que altera um pouco as colheitas, mas é aquilo que chamo a época da abundância, pois o quintal e as árvores de fruto presenteiam-nos com os seus saborosos frutos e legumes.

Nestes dias continuamos em época de colher a abundância dos nossos quintais e até zonas selvagens. Os passeios com as crianças têm tido a intenção de colher as adoráveis amoras - são mais saborosas as provenientes de silvas selvagens, o que nos faz lembrar o que têm de bom, pois passamos a maior parte do ano a desejar que não entrem nos nossos quintais. Mas como a natureza faz tudo bem feito, também elas têm os seus benefícios, mesmo até medicinais, para além dos frutos maravilhosos. Este ano apanhámos aos quilos.

As plantações estão em plena produção, outras em final, e em setembro podemos começar a antecipar algumas sementeiras de outono/inverno.

A relembrar. Para controlar mosca braca da couve, fazer o seguinte preparado: um litro de água, um chávena de café de vinagre, uma colher de sopa de liquido da loiça ou sabão azul diluído, pulverizar as plantas com esta mistura, podem desaparecer logo, se tiver no início da infestação ou então aplicar cada oito dias, até desaparecerem por completo. Ou então colocar aromáticas várias em sua volta.

Contra pulgão: Chá de arruda, num tacho coloque a ferver um litro de água, deite sobre ele as folhas e talos de arruda, deixe macerar por 10 minutos, depois deixe arrefecer e use diluído para pulverizar as plantas.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: Agriões, aipo, acelgas, alface de inverno, bróculos, cenouras, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, coentros, espinafres, ervilhas, favas, nabos, nabiças, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, semear amores-perfeitos, cravos, gipsófilas, calêndulas, miosótis, papoilas. Em bolbo: jacintos, narcisos e tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas Colheitas.


NESTA SECÇÃO

Música fácil, mas só na aparência

Muito em voga nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX, o Easy listening, também con...

Gestão pública e orçamentos

Estamos em época de aprovação de orçamentos, quer do Estado, quer das autarquias. Como já...

Uma horta biológica também precisa de ser “alimentada”

O outono e, para mim, como se nos convidasse ao recolhimento e este ano até é “obrigatório” ...