Região regista uma redução de 9,36% no número de alunos com negativas

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) foram apresentados no dia 19 de janeiro os resultados das intervenções das equipas multidisciplinares no ano letivo de 2020/2021.

Uma equipa de Investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, elaborou o relatório técnico de avaliação dos resultados da atividade Leiria Team “Sim, (juntos) somos mais capazes! - Equipas multidisciplinares”, no qual se destaca uma redução de 9,36% do número de insuficientes no 1º CEB, embora na área curricular da matemática exista um aumento do número de menções de insuficiente, que se julga relacionado com o confinamento das crianças e o processo de aprendizagem online, motivados pela pandemia que estamos a viver, mas também pelas dificuldades das famílias no acompanhamento desta matéria.

Relativamente à retenção efetiva, das 48 crianças em risco de retenção no 1º período e das 38 crianças em risco de retenção no 3º período, apenas 27 ficaram efetivamente retidas, o que representa um decréscimo de 29%, resultado que ultrapassaram em 4% a meta estabelecida em sede de candidatura pela CIMRL (redução de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos).

A CIM Região de Leiria apresenta-se, nos dados oficiais nacionais partilhados por José Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão da Promoção do Sucesso Escolar, com valores abaixo da média nacional e até regional, sobretudo na disciplina de português, que em 2020/2021 (1º ano do 1º CEB), apresentou uma taxa de menções de Bom/Muito Bom na ordem dos 75% (Nacional = 71% e Região Centro = 74%).

O PICIE, implementado desde 2017 pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os 10 municípios associados, define-se como um programa integrado de intervenção comunitária, orientado para prevenir o insucesso escolar e promover a qualidade das aprendizagens das crianças a frequentarem o ensino pré-escolar e o 1º CEB e tem como objetivo a definição de um modelo de monitorização da intervenção, assente em indicadores quantitativos e qualitativos, que evidenciem o alcance das metas de implementação e os resultados previstos permitindo, deste modo, a criação de um projeto científico assente em pressupostos sólidos de investigação e útil para toda a comunidade educativa envolvida.

Este projeto mobiliza, um total de cerca de 13.131 crianças e alunos do PE e do 1º CEB e conta com um leque mais vasto de atividades, nas áreas da educação para a saúde e bem-estar, educação para o património e multiculturalidade, inclusão social, igualdade de género, ciências, ambiente, artes, entre outras.


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