Ana Caseiro (Cozinheira)
À Mesa
Refrescos de verão
No querido mês de agosto sabem maravilhosamente bem as tardes passadas à beira-mar, os churrascos na varanda e os fins de tarde bem acompanhados. E para acompanhar essas tardes decidi nesta edição apresentar duas receitas frescas e saborosas para quem é fã de café: a bebida Mazagran e um chá frio de limão e poejo.
Os portugueses são grandes consumidores de café, tanto a frio (como o gelado de café e Mazagran) ou a quente, como o expresso (no norte conhecido como bica ou cimbalinho), o galão e o cappuccino.
A bebida Mazagran teve origem em Áustria pelos soldados franceses que foram obrigados a racionar o seu café. A receita original leva rum, a bebida alcoólica que era consumida na época.
A outra receita é um chá frio com limão e poejo fresco, erva aromática muito utilizada na gastronomia alentejana para aromatizar caldos, migas e açordas. Há quem goste de utilizar hortelã, ou cidreira fresca. Ambas são de preparação simples e rápida.
Seguem as receitas com os ingredientes e suas preparações.
Ingredientes:
Ice-Tea de limão e poejo
2 saquetas de chá preto
Sumo de 1 limão
3 colheres de açúcar amarelo
1 litro de água
4 pés de poejo fresco
Gelo


Preparação:
Esta receita da para cerca 4 copos de chá. Num jarro colocar 0,5l de água muito quente com as duas saquetas de chá. Deixar repousar cerca de 3 minutos. Retire as saquetas e junte o sumo de 1 limão e o açúcar, este pode ser a gosto eu prefiro açúcar amarelo por faz lembrar o melaço. Mexer bem e completar com o resto da água fria, o poejo e gelo. Este chá frio pode se reservar no frigorifico com a validade de 5 dias.
Mazagran
Ingredientes:
(receita para 1 copo)
1 café expresso
2 cubos de gelo
1 chávena de água fresca
1 colher de sobremesa de açúcar branco
1 colher de sobremesa de sumo de limão
2 rodelas de limão
Preparação:
Prepare o café expresso e adicione o açúcar branco até dissolver. Num copo colocar o gelo a água fresca e sumo de limão. Acrescente o café a este preparado anterior e mexa bem. Está pronto para ser consumido numa bela tarde de verão. Esta bebida tem a validade de 3 dias no frigorifico.
Desejo, assim, boas férias. Aproveitem o verão, partilhem momentos e troquem conhecimentos e saberes com os amigos e a família. Voltamos na edição de setembro.
NESTA SECÇÃO

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?
Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...