Ana Caseiro (Cozinheira)
À Mesa
Refrescos de verão
No querido mês de agosto sabem maravilhosamente bem as tardes passadas à beira-mar, os churrascos na varanda e os fins de tarde bem acompanhados. E para acompanhar essas tardes decidi nesta edição apresentar duas receitas frescas e saborosas para quem é fã de café: a bebida Mazagran e um chá frio de limão e poejo.
Os portugueses são grandes consumidores de café, tanto a frio (como o gelado de café e Mazagran) ou a quente, como o expresso (no norte conhecido como bica ou cimbalinho), o galão e o cappuccino.
A bebida Mazagran teve origem em Áustria pelos soldados franceses que foram obrigados a racionar o seu café. A receita original leva rum, a bebida alcoólica que era consumida na época.
A outra receita é um chá frio com limão e poejo fresco, erva aromática muito utilizada na gastronomia alentejana para aromatizar caldos, migas e açordas. Há quem goste de utilizar hortelã, ou cidreira fresca. Ambas são de preparação simples e rápida.
Seguem as receitas com os ingredientes e suas preparações.
Ingredientes:
Ice-Tea de limão e poejo
2 saquetas de chá preto
Sumo de 1 limão
3 colheres de açúcar amarelo
1 litro de água
4 pés de poejo fresco
Gelo
Preparação:
Esta receita da para cerca 4 copos de chá. Num jarro colocar 0,5l de água muito quente com as duas saquetas de chá. Deixar repousar cerca de 3 minutos. Retire as saquetas e junte o sumo de 1 limão e o açúcar, este pode ser a gosto eu prefiro açúcar amarelo por faz lembrar o melaço. Mexer bem e completar com o resto da água fria, o poejo e gelo. Este chá frio pode se reservar no frigorifico com a validade de 5 dias.
Mazagran
Ingredientes:
(receita para 1 copo)
1 café expresso
2 cubos de gelo
1 chávena de água fresca
1 colher de sobremesa de açúcar branco
1 colher de sobremesa de sumo de limão
2 rodelas de limão
Preparação:
Prepare o café expresso e adicione o açúcar branco até dissolver. Num copo colocar o gelo a água fresca e sumo de limão. Acrescente o café a este preparado anterior e mexa bem. Está pronto para ser consumido numa bela tarde de verão. Esta bebida tem a validade de 3 dias no frigorifico.
Desejo, assim, boas férias. Aproveitem o verão, partilhem momentos e troquem conhecimentos e saberes com os amigos e a família. Voltamos na edição de setembro.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...