Ana Caseiro (Cozinheira)

À Mesa

Refrescos de verão

No querido mês de agosto sabem maravilhosamente bem as tardes passadas à beira-mar, os churrascos na varanda e os fins de tarde bem acompanhados. E para acompanhar essas tardes decidi nesta edição apresentar duas receitas frescas e saborosas para quem é fã de café: a bebida Mazagran e um chá frio de limão e poejo.

Os portugueses são grandes consumidores de café, tanto a frio (como o gelado de café e Mazagran) ou a quente, como o expresso (no norte conhecido como bica ou cimbalinho), o galão e o cappuccino.

A bebida Mazagran teve origem em Áustria pelos soldados franceses que foram obrigados a racionar o seu café. A receita original leva rum, a bebida alcoólica que era consumida na época.

A outra receita é um chá frio com limão e poejo fresco, erva aromática muito utilizada na gastronomia alentejana para aromatizar caldos, migas e açordas. Há quem goste de utilizar hortelã, ou cidreira fresca. Ambas são de preparação simples e rápida.

Seguem as receitas com os ingredientes e suas preparações.

Ingredientes:

Ice-Tea de limão e poejo

2 saquetas de chá preto

Sumo de 1 limão

3 colheres de açúcar amarelo

1 litro de água

4 pés de poejo fresco

Gelo

Preparação:

Esta receita da para cerca 4 copos de chá. Num jarro colocar 0,5l de água muito quente com as duas saquetas de chá. Deixar repousar cerca de 3 minutos. Retire as saquetas e junte o sumo de 1 limão e o açúcar, este pode ser a gosto eu prefiro açúcar amarelo por faz lembrar o melaço. Mexer bem e completar com o resto da água fria, o poejo e gelo. Este chá frio pode se reservar no frigorifico com a validade de 5 dias.

Mazagran

Ingredientes:

(receita para 1 copo)

1 café expresso

2 cubos de gelo

1 chávena de água fresca

1 colher de sobremesa de açúcar branco

1 colher de sobremesa de sumo de limão

2 rodelas de limão

Preparação:

Prepare o café expresso e adicione o açúcar branco até dissolver. Num copo colocar o gelo a água fresca e sumo de limão. Acrescente o café a este preparado anterior e mexa bem. Está pronto para ser consumido numa bela tarde de verão. Esta bebida tem a validade de 3 dias no frigorifico.

Desejo, assim, boas férias. Aproveitem o verão, partilhem momentos e troquem conhecimentos e saberes com os amigos e a família. Voltamos na edição de setembro.


NESTA SECÇÃO

Exigência de assinatura dos mapas de km

As importâncias auferidas pela utilização de automóvel próprio em serviço da entidade patron...

“Monumento que homenageia combatentes da Batalha inaugurado no centenário da Liga”

Exmº Senhor Diretor do Jornal da Batalha Sou a solicitar os vossos bons ofícios para corr...

A família Mouzinho de Albuquerque

O nome de Joaquim Mouzinho de Albuquerque, figura em muitas ruas e avenidas portuguesas. A m...