Real Batalha Baga & Syrah ganha medalha de prata

O vinho Real Batalha Baga & Syrah, da Adega Cooperativa da Batalha, ganhou uma medalha de prata no 4º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, entre 200 brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 120 produtores nacionais das diferentes regiões vitivinícolas.

O júri distinguiu 59 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, 21 com a medalha de ouro e 38 com a medalha de prata, anunciou a organização numa cerimónia que decorreu na quinta-feira, 23, na Estufa-Fria, em Lisboa.

O Real Batalha Baga & Syrah, da autoria do enólogo António Ventura, foi disponibilizado ao público em 6.600 garrafas numeradas e lançado a 22 de setembro, no Mosteiro da Batalha, podendo ser adquirido nas instalações da adega e nalguns espaços de retalho.

“Este Baga & Syrah resulta da combinação, aparentemente antagónica de duas castas com bastante personalidade e que, depois de combinadas, resultam de forma excelente, tal como um blend”, explicou na altura António Ventura.

O enólogo descreve o néctar como sendo de “cor rubi intensa, com aromas complexos e nuances de frutos secos e resulta de estágio em madeira, com taninos sedosos e bem casados”.

O concurso de Vinhos do Crédito Agrícola é dinamizado em parceria pela Associação dos Escanções de Portugal e pelo Crédito Agrícola.

O resultado do júri foi apurado durante as provas cegas realizadas a 20 e 21 de outubro no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno.

A cerimónia de entrega dos prémios foi conduzida por Sílvia Alberto e reuniu duas centenas de pessoas, entre produtores, representantes de cooperativas, enólogos, escanções e responsáveis do Crédito Agrícola.

Foram distinguidos vinhos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes, Douro, Távora-Varosa, Beiras, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve.


NESTA SECÇÃO

Bloggers portugueses visitaram atrativos turísticos do concelho

Um grupo de seis bloggers portugueses visitou os Lugares Património Mundial do Centro de Por...

Mosteiro do Leitão tem uma das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”

A “Estrela do Mosteiro”, prato da autoria do chefe Bruno Figueiredo, do Mosteiro do Leitão, ...

Presidente cessante pede auditoria financeira aos seus dois mandatos

O presidente cessante da câmara municipal da Batalha, pediu a 12 de outubro à Inspeção-Geral...