Quinta do Escuteiro faz 35 anos e aposta na preservação ambiental

As comemorações do 35º aniversário da Quinta do Escuteiro, Centro Escutista da região de Leiria-Fátima, começaram no dia 23 de outubro, com a bênção das árvores que cinco dias depois foram plantadas no âmbito da iniciativa "A tua árvore na QE".

Para a anfitriã deste evento, a chefe Daniela Casimiro, diretora deste Centro Escutista, “este espaço, se tratado e acarinhado, será sempre um espaço natural, ideal para a vivência do escutismo e que proporciona muitos momentos de felicidade”. A responsável agradeceu a presença de todos, em nome da Junta Regional de Leiria-Fátima, da equipa da Quinta do Escuteiro e da equipa Pica-Pau, como é conhecido o staff do centro.

Nesta cerimónia, Vítor Tavares, antigo escuteiro e membro da comissão de honra destas comemorações, não podendo estar presente, enviou o seu contributo por escrito, onde refere que a região, “em 1986 ansiava por um local onde pudessem fazer atividades e receber escuteiros de outros países. Era uma mais valia e uma necessidade”.

Sérgio Mouta, do SNAS, definiu a Quinta do Escuteiro como um campo de “referência para todos os campos escutistas em Portugal e para a vivência do escutismo, porque congregou à sua volta tudo o que é o âmago do escutismo” e “põe em campo todos os programas pedagógicos e ambientais que o escutismo defende”.

Armindo Castelão Ferreira, pároco da Batalha, era há 35 anos o assistente regional, e relembrou o primeiro contacto que teve com o escutismo enquanto seminarista, no agrupamento 35-Seminário e a importância desse agrupamento para o desenvolvimento do escutismo na região – foram alguns desses seminaristas, já padres, que impulsionaram o aparecimento de novos agrupamentos. Lembrou também o processo de aquisição do terreno da Quinta do Escuteiro – parte comprada, parte oferecida pela proprietária, Maria Ercília Zúquete – e a importância deste espaço numa região em crescimento.

O projeto “A tua árvore na QE” que teve início a 28 de outubro, é a forma de todos os escuteiros da região darem um “presente” à Quinta do Escuteiro e às gerações futuras. Terá continuidade até março de 2022. (Adaptado de texto de Jorge Cerejo/Delegado de Comunicação da Quinta do Escuteiro).


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...