Célia Ferreira
AMHO A Minha Horta
Quem vier cá a casa leva sempre algo no regaço
O mês de agosto é para os hortelãos o mês da abundância, é época em que quem vier cá a casa leva sempre algo no regaço, porque a natureza é generosa e permite partilhar.
O feijão que foi semeado em março está bom para colher - depois de limpo deve ser colocado na arca para evitar o aparecimento de gorgulho.
Os tomates são tão produtivos que já temos as reservas para o inverno na arca e ainda a produção vai a meio. Para ter mais adiante já plantei novos pés na terra, pode ser que o tempo permita ter tomates mais tarde.
Um acontecimento feliz no meu quintal é o sabor da beterraba, (deduzo que seja por ser zona de barro) que não têm aquele sabor a “terra” que costuma ser-lhes característico, são bem saborosas e agora que aprendi a usá-las não as dispenso na salada: basta ralar no ralador, temperar com sal, azeite e sumo de limão e temos assim uma salada com imensos nutrientes, que dura temperada no frigorífico por diversos dias. À couve roxa faço o mesmo. Tem a vantagem de ser uma hortícola que pode ser plantada diversas vezes no ano.
Variedade de cores é um bom indicador de variedade de nutrientes, e a cor vermelha/rosa da beterraba é linda. Faz também um sumo natural muito bom. Junto maçã + beterraba + gengibre, tudo bem fresquinho e fico com um sumo nutricional e delicioso. Junto o útil ao agradável.
Hortícolas para Semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, beringelas, beterrabas, beldroegas, cenouras, coentros, couves-repolho, couve-rábano, espinafres, malaguetas, milho, nabos, pepinos, pimentos, physalis, salsa, tomates, rabanetes e rúcula.
Jardim, semear e/ou plantar: amores-perfeitos, asteres, goivos, margaridas e prímulas.
Se soubermos observar e aprender com a natureza, teremos muito a aprender.
Na horta podemos cultivar bons alimentos e bons sentimentos!
Boas colheitas.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...