Ana Caseiro (Cozinheira)

À Mesa

Pudim de azeite e mel

O azeite é um produto alimentar produzido a partir da azeitona, o fruto da oliveira. Serve para temperar saladas, mas também para frituras, produtos cosméticos e chegou a ser utilizado como combustível para lamparinas.

A produção de azeite faz-se sobretudo na região mediterrânica, que é propícia ao cultivo da oliveira, árvore que necessita de sol e de clima seco para vingar. Para produzir um litro de azeite podem ser precisos cinco quilos de azeitonas. Hoje em dia a extração do azeite a partir da azeitona é feita através de pressão e temperatura, tendo praticamente acabado o método tradicional de prensagem a frio.

O método tradicional de produção de azeite consiste em lavar as azeitonas com água fria, logo após colheita, para eliminar todos os detritos. Depois, as azeitonas são armazenadas para mais tarde serem esmagadas. As azeitonas são trituradas, mas de modo a não atingir o caroço, e os líquidos extraídos são filtrados para um recipiente. A pasta é espremida pelo menos três vezes dando origem a outras tantas qualidades distintas de azeite.

O azeite é classificado consoante o método de produção. Assim, há azeite refinado que é produzido através da refinação de azeite virgem, que é mais ácido e menos puro. O azeite virgem é aquele obtido através de processos mecânicos e, consoante a acidez, é sub-classificado como extra, virgem e comum. O azeite extra virgem não pode ultrapassar os 0,8 por cento de acidez nem ter impurezas, enquanto o virgem pode ter um máximo de acidez de dois por cento.

A cor do azeite pode ser indicativa do seu sabor. Os tons variam entre o dourado e o verde-escuro, consoante o tipo de azeitona utilizado. Os azeites mais verdes têm aromas e sabores mais frutados, enquanto os restantes podem ser amargos ou doces. Ainda a nível de sabores há azeite com aroma a ervas, plantas e pasta de azeitona, podendo também variar entre amargo ou picante.

Decidi trazer esta receita de pudim de azeite e mel, de fácil execução e muito saborosa para 10 gulosos.

 

Ingredientes:

Ovos 8 unidades

Azeite virgem 0,5 dl

Açúcar 380 gramas

Mel 1 dl

Raspa de 1 limão

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 185 graus, de seguida, envolver os ovos e o açúcar com as mãos, para que este aparelho se desfaça por completo com o calor das mãos. Junte os restantes ingredientes, disponha a mistura numa forma de bolo inglês (forma retangular) e em banho-maria com cerca de 2 cm de água durante 45 minutos. Ao fim desse tempo teste o pudim com um palito se tiver cozido retire e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Desenforme e decore o pudim com raspa de limão, fio de mel, polvilhe com canela e desfrute com um chá quente de flor de laranjeira.

 


NESTA SECÇÃO

Há mais vida para além do mosteiro…

Está adaptação da conhecida citação atribuída ao ex-presidente Jorge Sampaio – “há mais vida...

Transferência de competências do poder central para o local

Por princípio e por experiência, sou favorável a todas as diligências que permitam prestar s...

Sem medos

Caro/a (s) Munícipes da Batalha, permitam-me que comece este artigo citando aqui a grande mu...