PSD acusa município de acabar com apoio universal à frequência das creches

O PSD da Batalha emitiu um comunicado a 2 de agosto em que acusa o executivo municipal de ter decidido “acabar com a medida universal de apoio às famílias residentes e com filhos a frequentar as creches, limitando o apoio apenas aos rendimentos mais baixos e indexados ao IAS”.

O Programa Crescer Mais – Programa Municipal de Educação e Desenvolvimento da Primeira Infância, que “assegurava a todas as famílias com filhos a gratuitidade de frequência dos estabelecimentos de infância (0-3 anos) das redes privada e solidária, passará a ser uma medida só para algumas famílias e com base em relatório social detalhado”, adiantam os social-democratas, que votaram contra.

A maioria “aprovou profundas alterações ao programa, definindo que o critério de atribuição deixe de ser universal para ser indexado aos rendimentos das famílias, segundo a tabela de comparticipação que tem por base o IAS”, significando isso que “uma família com um filho que tenha um rendimento familiar per capita superior a 664,80€ (1,5 vezes o IAS), deixará de receber o apoio”, refere o comunicado.

Os vereadores do PSD “votaram contra a proposta apresentada, defendendo a manutenção da comparticipação a todas as famílias com crianças em idade de frequentarem a creche”. Ver resposta do presidente do município na entrevista publicada nas páginas 4 e 5 desta edição.

 

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...