Protestos contra o fecho da extensão de saúde do Reguengo

Há seis extensões de saúde encerradas na região, incluindo a do Reguengo do Fetal, no âmbito da pandemia da Covid-19 e por motivos de férias, segundo informaram em outubro as administrações regionais de saúde.

Segundo a Administração Regional de Saúde do Centro, o Agrupamento dos Centros de Saúde Pinhal Litoral “tem vindo a diligenciar no sentido de poder reabrir o polo de Reguengo do Fetal, da Unidade de Saúde Familiar Condestável”, no Concelho da Batalha.

Para o presidente da Câmara da Batalha, “a decisão dos responsáveis da saúde de suspender o atendimento na extensão Reguengo do Fetal, merece a maior preocupação e prejudica gravemente a população local”.

“Desde o dia 22 de junho que os órgãos municipais e de freguesia registaram a sua indignação pelas graves insuficiências registadas no funcionamento dos cuidados de saúde primários no Concelho da Batalha”, adianta Paulo Batista Santos.

“Estranha-se que ARS do Centro justifique a situação de encerramento e de falhas no atendimento há cerca de 3 meses por motivos de férias dos profissionais e exige-se uma solução rápida na reabertura da extensão de saúde, numa fase de pandemia e de outros surtos gripais que naturalmente exigem respostas de proximidade às populações”, salienta.

As seis extensões de saúde encerradas situam-se nos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Nazaré e Pombal.

A ARS Centro emitiu, em agosto, “orientações para as unidades funcionais dos ACeS retomarem, na íntegra, a sua carteira básica de serviços, privilegiando os mecanismos de marcação prévia, com dia e hora, de toda a atividade, apostando no atendimento telefónico dedicado, com divulgação dos contactos telefónicos e ‘e-mail’ institucional”.

“A única limitação a manter-se é o cumprimento da lotação máxima das salas de espera para poderem ser utilizadas em segurança, devendo, contudo, a porta de entrada da unidade permanecer aberta, recomendando-se aos utentes agendamentos prévios e chegada com antecedência máxima de 15 minutos antes da hora marcada”, acrescenta a ARS Centro.


NESTA SECÇÃO

Fernando Bastos deixa comando e lidera quadro de honra

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Batalha, Fernando Bastos, cessou as suas funções n...

“Previstos investimentos de 87 milhões no saneamento da região”

O presidente da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares, faz o balanço dos cinco...

"BA5: aviação civil é um desígnio do centro de Portugal”

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal (CEDI) da Comunidade Intermunic...